Morre Heloísa Teixeira, ícone da escrita feminista no Brasil; famosos lamentam

Morre Heloísa Teixeira, ícone da escrita feminista no Brasil; famosos lamentam


Escritora estava internada em hospital do Rio, mas não resistiu e morreu por complicações decorrentes de uma pneumonia

Heloísa Teixeira, famosa escritora brasileira, morreu nesta sexta-feira (28/3) aos 85 anos, por complicações de pneumonia e insuficiência respiratória aguda. Ela estava internada na Casa de Saúde São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.

Heloísa foi uma das principais figuras nos estudos de gênero e feminismo no Brasil. Ela já ficou conhecida pelo nome de Heloísa Buarque de Hollanda, casada com o advogado Luiz Buarque de Hollanda, que faleceu em 1999. Luiz era tio avô do cantor Chico Buarque. A escritora já chegou a falar ao portal Veja que a troca do nome para o de batismo a fez se sentir mais próxima de si mesma.

Veja as fotos

Foto: Leo Aversa

Heloísa Teixeira tinha 85 anosFoto: Leo Aversa

Divulgação: Editora Bazar do Tempo

Um dos importantes livros da escritora, um compiladoDivulgação: Editora Bazar do Tempo

Reprodução: Instagram/Fernanda Torres

Fernanda Torres lamentou a morte de Heloísa TeixeiraReprodução: Instagram/Fernanda Torres

Reprodução: Instagram/Gloria Kalil

Gloria Kalil lamentou a morte de Heloísa TeixeiraReprodução: Instagram/Gloria Kalil

Reprodução: Instagram/Maria Ribeiro

Maria Ribeiro lamentou a morte de Heloísa TeixeiraReprodução: Instagram/Maria Ribeiro

Reprodução: Instagram/Maria Ribeiro

Maria Ribeiro compartilhou também uma conversa entre ela e HeloísaReprodução: Instagram/Maria Ribeiro


Dentre algumas das grandes contribuições de Heloísa à literatura brasileira, estão: organizou a antologia “Pensamento Feminista Brasileiro: Formação e contexto”; e escreveu “Explosão Feminista”, que analisa a quarta onda feminista no Brasil desde 2013.

A Academia Brasileira de Letras também lamentou e comentou sobre a importância de Heloísa na literatura: “Nossa querida Helô foi imensa, e deixa um legado incontestável de pensamento crítico, generosidade e compromisso com uma cultura mais justa, plural e inclusiva. Eleita em 2023 para a cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras, sucedendo a escritora Nélida Piñon, Heloísa trouxe à ABL não apenas sua brilhante sagacidade intelectual, mas também um espírito de acolhimento e fraternidade que marcou profundamente todos com quem conviveu”, escreveu, com saudosismo.

Além da instituição, famosos também lamentaram a morte da escritora. Entre os principais nomes, estão Fernanda Torres, Gloria Kalil, Maria Ribeiro, Carol Castro, Leila Pinheiro e Suzana Pires.

A atriz Fernanda Torres compartilhou uma foto de Heloísa em seu Instagram e, na legenda, escreveu: “Mulher imensa, mãe imensa, brasileira imensa, imortal do meu coração. Meu beijo agradecido, Helô, muita sorte ter te conhecido, de, pelos filhos, ser sua quase parente”, escreveu ela. Fernanda foi protagonista do filme “A Casa de Areia”, de 2005, onde o filho de Heloísa, Pedro Buarque de Hollanda, foi o produtor.

A consultora de moda Gloria Kalil também lamentou a morte da amiga. Na publicação, compartilhou uma foto ao lado de Heloísa e escreveu que a escritora não vai morrer, já que suas obras estarão sempre eternizadas. Ela citou um documentário que está passando no Canal Curta sobre a pensadora e relatou: “Mandei vários zaps para ela durante a semana para comentar o vídeo. Ela estava em Búzios ‘porque o ar é mais leve e eu estou com muita dificuldade para respirar’. Não tive resposta. Agora sei por quê. Está difícil de assimilar o golpe dessa perda. Adeus, Helô”, revelou a jornalista.

O velório da escritora será neste sábado (29/3), na sede da Academia Brasileira de Letras, no centro do Rio de Janeiro, como informado pela instituição em nota de pesar.



Source link