Presidente destaca abertura do mercado vietnamita à carne bovina brasileira e negociação para vendas de jatos Embraer a Vietnam Airlines
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na manhã desta 6ª feira (28.mar.2025), após reunião com o presidente do Vietnã, Luong Cuong, em Hanói, o Plano de Ação para Implementação da Parceria Estratégica, que abrange o período de 2025 a 2030. O objetivo é fortalecer o comércio bilateral entre os 2 países, que já se aproxima de US$ 8 bilhões.
Dentre as principais ações destacadas, estão a abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira e a negociação para a venda de jatos da Embraer à companhia estatal Vietnam Airlines.
“A abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira atrairá investimentos de frigoríficos do Brasil para fazer deste país [o Vietnã] uma plataforma de exportação do Sudeste Asiático“, afirmou o presidente em declaração à imprensa.
Lula também citou um acordo de cooperação em educação, ciência e tecnologia, afirmando que “em breve” as universidades brasileiras e vietnamitas poderão promover o intercâmbio entre professores e estudantes, além de outras iniciativas conjuntas.
Sem especificar, o presidente disse que os 2 países estudam parceria em áreas como as de semicondutores, tecnologias digitais, inteligência artificial, biotecnologia e energias renováveis. Também fez menção a um intercâmbio técnico visando à ampliação da resiliência da cultura do café diante das alterações climáticas, para evitar perdas de safras.
A exemplo do que anunciou no Japão, Lula também prometeu que a presidência brasileira no Mercosul, durante o 2º semestre de 2025, vai trabalhar para um acordo com o Vietnã.
Lula convidou Luong Cuong a participar da cúpula do Brics e da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), eventos sediados este ano no Rio de Janeiro e em Belém do Pará, respectivamente.
Assista à declaração de Lula na íntegra (7min24s):
Declarações de Luong Cuong
Antes da fala de Lula, o presidente vietnamita Luong Cuong aludiu a assinatura de acordos bilaterais na diplomacia, no comércio, na indústria, na segurança e também entre as federações de futebol.
O líder asiático disse que os países concordaram em expandir ou implementar a cooperação na defesa, na segurança, no investimento comercial e econômico, nas mudanças do clima e na proteção ambiental.
“Concordei em aumentar a colaboração e trocar experiências em áreas nas quais os nossos países podem se ajudar como na alta tecnologia, no desenvolvimento verde, na transformação digital, na energia renovável e na inovação“, declarou Luong Cuong.
Ele acrescentou que Brasília e Hanói vão continuar a negociar acordos jurídicos para a assistência jurídica, proteção de investimentos, cooperação técnica e facilitação de vistos.
Visita ao Vietnã
O presidente Lula chegou ao Vietnã na 5ª feira (27.mar) depois de 4 dias de visita de Estado ao Japão. Na manhã desta 6ª feira, o presidente participou de cerimônia, em que depositou flores no túmulo de Ho Chi Minh, que governou o país asiático entre 1945 e 1969.
Na declaração à imprensa após encontro com Luong Cuong, além de fazer os anúncios dos acordos bilaterais de cooperação, o presidente criticou a nova Guerra Fria e defendeu o “não alinhamento”, posição que beneficia países como o Brasil e o Vietnã.
Na agenda de Lula, estão previstos encontros com o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Tô Lâm; com o presidente da Assembleia Nacional, Trân Thanh Mãn; e com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh. À noite, o presidente participa de recepção em sua homenagem oferecida por Luong Cuong.