Hamas afirma que negociações com mediadores sobre trégua em Gaza estão acelerando

Hamas afirma que negociações com mediadores sobre trégua em Gaza estão acelerando


Segunda fase do acordo de paz temporário estagnou por Israel querer estender a fase inicial, enquanto o grupo palestino exigia tratativas que levassem a um cessar-fogo permanente

Omar AL-QATTAA / AFPPalestinian mourners pray over the bodies of victims of overnight Israeli airstrikes on the Gaza Strip at Al-Ahli Arab hospital, also known as the Baptist hospital, in Gaza City ahead of their burial on March 18, 2025. Israel on March 18 unleashed its most intense strikes on the Gaza Strip since a January ceasefire, with rescuers reporting 220 people killed, and Hamas
De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, pelo menos 896 pessoas morreram desde que Israel retomou seus ataques

O porta-voz do Hamas, Basem Naim, disse nesta sexta-feira (28) que as negociações sobre um acordo de cessar-fogo entre o movimento islamista palestino e mediadores estão ganhando força, enquanto Israel continua suas operações em Gaza. “Esperamos que nos próximos dias haja um verdadeiro avanço na situação de guerra, após a intensificação das comunicações com e entre os mediadores nos últimos dias”, disse Naim à AFP.

Fontes palestinas próximas ao Hamas indicaram que as negociações começaram na quinta-feira à noite entre o grupo islamista e mediadores do Egito e do Catar para reativar um acordo de cessar-fogo e libertar os reféns em Gaza.  Naim disse nesta sexta-feira que a proposta “visa alcançar um cessar-fogo, abrir passagens de fronteira e permitir a entrada de ajuda humanitária”.

Acima de tudo, a proposta visa retomar “as negociações sobre a segunda fase, que deve levar ao fim total da guerra e à retirada das forças de ocupação”. A frágil trégua, que proporcionou relativa calma na Faixa de Gaza durante semanas, terminou em 18 de março, quando Israel retomou sua campanha de bombardeios no território.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

As negociações para uma segunda fase da trégua estagnaram. Israel queria estender a fase inicial do acordo, enquanto o Hamas exigia negociações sobre uma segunda fase que levasse a um cessar-fogo permanente. De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, governada pelo Hamas, pelo menos 896 pessoas morreram desde que Israel retomou seus ataques.  Dias depois, os milicianos palestinos voltaram a disparar foguetes contra Israel a partir de Gaza.

*Com informações da AFP
P
ublicado por Victor Oliveira

 





Source link