PRISÃO
Em janeiro de 2023, o jogador foi preso e passou mais de um ano detido enquanto aguardava julgamento, conseguindo a liberdade provisória em seguida após pagar fiança de €$ 1 milhão, quando a Justiça catalã acatou com um recurso da defesa de Alves. Desde o início do caso a defesa da vítima pedia 12 anos de prisão sem fiança ao jogador.
Os membros da Seção de Apelações da Justiça Espanhola concordaram com a decisão do tribunal de 1ª instância, que concluíram que a conduta do denunciante, registrada em gravação, é divergente de sua declaração e não poderia gerar qualquer efeito com base na existência ou ausência de consentimento posterior.
“Como indica o acórdão do tribunal de primeira instância, e este Tribunal tem reiteradamente o referendado, a liberdade sexual individual dos adultos, enquanto parte integrante da personalidade, traduz-se na livre faculdade de prática de atos de natureza sexual, oferecendo livremente como, onde, quando e com quem, de modo que a liberdade sexual e o consentimento individual indissociável é para cada um dos atos desta natureza que se praticam, não sendo admitido o consentimento geral nem o diferido” , afirmou o acórdão.