Colgate recorre e Anvisa libera venda de pasta de dente Clean Mint

Colgate recorre e Anvisa libera venda de pasta de dente Clean Mint


Produto havia sido suspenso após clientes relatarem lesões na boca; a empresa informou que as vendas continuam

A Colgate diz que entrou com um recurso na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na 5ª feira (27.mar.2025), e conseguiu a liberação das vendas da pasta de dente modelo Clean Mint. O produto havia sido interditado por causar “efeitos indesejáveis” nos clientes. Ao Poder360, a empresa confirmou que o recurso foi aceito e as vendas do produto continuam.

De acordo com a Anvisa, as reclamações incluem lesões bucais, dores, queimação, ardência, inflamação gengival e edema labial. A medida cautelar da Anvisa foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) na manhã da 5ª feira (28.mar). Leia a íntegra (PDF – 100 kB).

 

Nas redes sociais, clientes relataram problemas causados pelo uso da pasta. Leia abaixo algumas das reações:  Internautas relatam sintomas após o uso de creme dental da Colgate vetado. 28.mar.2025 Internautas relatam sintomas após o uso de creme dental da Colgate vetado. 28.mar.2025 Internautas relatam sintomas após o uso de creme dental da Colgate vetado. 28.mar.2025  Internautas relatam sintomas após o uso de creme dental da Colgate vetado. 28.mar.2025 Internautas relatam sintomas após o uso de creme dental da Colgate vetado. 28.mar.2025

Recentemente o produto passou por uma mudança na fórmula. De acordo com a Anvisa, os problemas relatados são referentes apenas à nova composição. Na nova fórmula foi adicionada a substância fluoreto de estanho, um agente de cuidado bucal.

Leia a íntegra da nota da Colgate divulgada na 5ª feira (27.mar.2025):

“A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto.

“É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.”





Source link