Presidente esteve no país para uma visita de 3 dias; encontrou-se com o imperador, Naruhito, e com o premiê, Shigeru Ishiba
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão foi destaque nos principais veículos de comunicação japoneses. Os jornais publicaram sobre os encontros do chefe do Executivo com o imperador, Naruhito; a imperatriz, Masako; e o premiê do país asiático, Shigeru Ishiba. Ainda, entrevistas com a primeira-dama, Janja Lula da Silva, e com a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima).
O Yomiuri Shimbun, por exemplo, publicou nesta 5ª feira (27.mar.2025) o encontro de Lula com Ishiba e falou sobre a vontade dos líderes de estreitar o laço entre os países. Ainda, que ambos os lados concordaram com reuniões bilaterais a cada 2 anos. A ideia seria aumentar a colaboração para “reduzir a dependência” da China.
“O Brasil, como uma potência emergente e líder do chamado ‘Sul Global’, é um parceiro estratégico para o Japão, que busca fortalecer ainda mais suas relações com o país. A visita de Lula como chefe de Estado marca a 1ª recepção de um líder estrangeiro como convidado oficial no Japão desde maio de 2019”, disse o jornal.
Nos dias anteriores, o Yomiuri Shimbun reportou que a família imperial japonesa participou de “cerimônia de boas-vindas” para Lula, “com apresentação de samba para ambiente descontraído”. Ainda, que o imperador recebeu o presidente brasileiro para um jantar, onde “reforçam laços de amizade com o Brasil”.
O jornal publicou, na 4ª feira (26.mar), uma entrevista com Janja. A primeira-dama disse ser “difícil manter a calma diante de tantos ataques”.
O Asahi Shimbun fez um post, na 3ª feira (25.mar), dizendo que, pela 1ª vez, um banquete oferecido pela família imperial japonesa teve “dress code” informal, a pedido de Lula. Também citou que Brasil e Japão pretendem realizar encontros a cada 2 anos.
Em sua edição impressa desta 5ª feira (27.mar), o Mainichi Shimbun falou sobre o encontro de Lula com Ishiba e publicou uma entrevista com Marina Silva.
O Mainichi Shimbun publicou ainda, em seu site, notícias em inglês sobre a recepção do casal imperial a Lula e sobre o encontro do presidente com o premiê japonês para “fortalecer laços estratégicos sob um novo plano de 5 anos”.
O jornal noticiou, em seu site em japonês, os acordos firmados por Brasil e Japão na área ambiental.
O Nikkei, anteriormente chamado de Nihon Keizai Shinbun, também noticiou os acordos e declarações de Marina Silva. Publicou, ainda, textos sobre o encontro entre o presidente brasileiro e o premiê japonês e dizendo o Brasil, “o grande país do sul”, aproxima-se “rapidamente do Japão”.
O veículo publicou, na 3ª feira (25.mar), um texto analisando “os objetivos e contexto” da visita de Lula ao Japão e do tratamento dado a ele pelas autoridades japonesas.
Em editorial publicado nesta 5ª feira (27.mar), o jornal diz: “O Brasil é uma potência crescente no ‘Sul Global’ (países emergentes e em desenvolvimento) e faz parte do Brics, um bloco de grandes países emergentes junto com Rússia e China. O Brasil é um parceiro estratégico do Japão, com muitos valores e princípios compartilhados. O fortalecimento dessa cooperação é de grande importância”.
No texto, a publicação afirma que “há grandes expectativas em relação ao Japão, especialmente na área econômica”. O Brasil, lê-se no texto, busca “reduzir sua dependência da China, seu principal destino de exportação, e diversificar seus parceiros comerciais”.
Assim como os anteriores, o Sankei Shimbun noticiou o encontro de Lula com o casal imperial e com o primeiro-ministro japonês. O jornal publicou um texto da entrevista dada por Lula a jornalistas no fim de sua visita ao Japão, destacando que o presidente disse que as palavras do imperador “tocaram profundamente seu coração”. Ainda, que o imperador afirmou que a amizade entre os países “se aprofundou ainda mais” com a visita de Lula.
A emissora NHK citou que o banquete oferecido pelo casal imperial a Lula foi o 1º em 6 anos. Ainda noticiou o encontro com Ishiba.
Leia mais sobre a passagem de Lula pelo Japão