Manifestantes vão às ruas na Cidade de Gaza aos gritos de ‘fora, Hamas’ para protestar contra o movimento palestino

Manifestantes vão às ruas na Cidade de Gaza aos gritos de ‘fora, Hamas’ para protestar contra o movimento palestino


Israel pede com frequência que os moradores de Gaza se mobilizem contra o grupo islamista, que chegou ao poder no território em 2007

AFPmanifestação contra o hamas
Palestinos participam de um protesto anti-Hamas, pedindo o fim da guerra com Israel, em Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza

Centenas de pessoas se manifestaram, nesta quarta-feira (26), na Cidade de Gaza gritando lemas contra o movimento islamista palestino Hamas no dia seguinte a um protesto similar em Beit Lahia, no norte do território, informaram testemunhas. “Fora, fora, fora, Hamas fora!”, gritavam os manifestantes, reunidos ao redor de uma bandeira palestina que um dos participantes levava. Israel pede com frequência que os moradores de Gaza se mobilizem contra o grupo islamista, que chegou ao poder no território em 2007.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Na terça-feira (26), a localidade de Beit Lahia, no norte de Gaza, foi cenário da maior manifestação anti-Hamas organizada desde que o conflito que começou, em 7 de outubro de 2023. “As pessoas estão cansadas”, disse Majdi, um dos manifestantes, que não quis dar seu nome completo. “O povo quer que o Hamas saia” e ‘Parem a guerra’ estavam entre as palavras de ordem entoadas pelos manifestantes, que marcharam pelas ruas da cidade de Beit Lahia em meio a prédios destruídos, de acordo com vídeos do protesto divulgados em redes sociais.

Mohammed, um morador local que participou do protesto, disse que muitos moradores temiam represálias do Hamas, mas foram às ruas mesmo assim por causa do cansaço em relação ao conflito, e que não houve prisões por parte da organização islâmica, que governa Gaza. “Os manifestantes não querem o governo atual, eles querem viver em segurança”, explicou. atah, o movimento palestino do presidente Mahmud Abbas, instou no sábado o Hamas, seu rival, a deixar o poder e alertou que, caso o Hamas não fizesse isso, “a batalha que se avizinha levará ao fim da existência dos palestinos” em Gaza.

*Com informações da AFP
Publicado por Sarah Paula





Source link