Colgate se manifesta após relatos de alergia a creme dental

Colgate se manifesta após relatos de alergia a creme dental


Segundo a empresa, a decisão da Anvisa não implica no pronto recolhimento do produto em farmácias e mercados

A empresa multinacional Colgate está passando por um problema sério. Nesta quinta-feira (27/3), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu o uso do creme dental Colgate Total Clean Mint no Brasil por causa de vários relatos que recebeu de consumidores, que disseram ter sofrido com reações alérgicas nas gengivas e na boca. Em nota oficial da companhia obtida pelo portal LeoDias, a Colgate Brasil reforçou o compromisso com a qualidade e segurança dos produtos.

Segundo a companhia, a decisão da Anvisa não implica no recolhimento do produto. “A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27/3). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto”, ressaltou.

Veja as fotos

Divulgação

Colgate Total Clean Mint é proibida de ser comercializada no BrasilDivulgação

Divulgação: Diário Oficial da União

Anexo que consta no Diário Oficial da União desta quinta-feira (27/3)Divulgação: Diário Oficial da União

Montagem/Portal LeoDias

Anvisa proíbe vendas de nova linha da Colgate, entendaMontagem/Portal LeoDias


A suspensão do produto é válida por 90 dias e pode ser contestada pela empresa, como já foi feito, segundo relatado na nota. Além disso, a Colgate se posicionou sobre a segurança do creme dental: “É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores”, pontuou.

Os relatos que chegaram ao órgão de controle descreveram sintomas como inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral; sensação de ardência; dormência nos lábios e na boca; boca seca; gengiva irritada e vermelhidão.

Ao portal LeoDias, uma das afetadas pelas reações descreveu que sempre usou outra pasta da marca, a Sensitive Pró Alívio; porém, passou pelo mesmo que foi relatado do creme suspenso pela Anvisa: “Logo nos primeiros dias, minha gengiva ficou dolorida. Inicialmente, achei que não tivesse feito a higienização correta com fio dental. Só que a irritação passou para outros dentes. Notei que, ao passar o fio, toda a gengiva estava dolorida. Cheguei a pensar em marcar uma consulta com a minha dentista. Foi quando li a matéria falando que muitas pessoas tiveram reação a Colgate Total 12. Aí fiz a ligação que poderia estar ocorrendo a mesma coisa com essa”, disse a jornalista Cristina Miguez.

Segundo ela, após mudar para outra pasta de dente, os sintomas passaram. A jornalista pretende ainda relatar o caso diretamente à Colgate.



Source link