Vaticano: Papa Francisco cancela todos os compromissos para se recuperar em casa

Vaticano: Papa Francisco cancela todos os compromissos para se recuperar em casa


O Vaticano informou, na tarde desta quarta-feira (26/3), que o Papa Francisco seguirá sua recuperação de casa e que todos os compromissos da sua agenda estão cancelados. O comunicado diz ainda que o argentino de 88 anos está trabalhando em um novo projeto sobre a vida de Jesus.

“O Papa Francisco prossegue sua convalescença no Vaticano, na Casa Santa Marta. Assim, todos os eventos com o Pontífice estão cancelados, como a Audiência Geral das quartas-feiras. Mesmo assim, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o texto da catequese”, diz a nota publicada no Vatican News.

Veja as fotos

AP Photo/Marco Ravagli

AP Photo/Marco Ravagli

Oliver Weiken/picture-alliance/dpa/AP Images

Oliver Weiken/picture-alliance/dpa/AP Images

Oliver Weiken/picture-alliance/dpa/AP Images

Oliver Weiken/picture-alliance/dpa/AP Images

Oliver Weiken/picture-alliance/dpa/AP Images

Oliver Weiken/picture-alliance/dpa/AP Images

Reprodução Instagram

Papa Francisco está internado para tratar pneumoniaReprodução Instagram


O pontífice teve alta hospitalar neste domingo (23/3) e apareceu pela primeira vez em público após 38 dias internado por pneumonia. Este foi o afastamento mais longo dele desde o começo do papado.

Mesmo com a liberação médica, o argentino deve continuar por pelo menos dois meses recluso e fora de grandes eventos. Francisco, porém, deve continuar enviando mensagens aos fiéis e escrevendo missas.

Leia a nota completa do Vaticano:

O Papa Francisco prossegue sua convalescença no Vaticano, na Casa Santa Marta. Assim, todos os eventos com o Pontífice estão cancelados, como a Audiência Geral das quartas-feiras. Mesmo assim, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o texto da catequese.

Francisco está desenvolvendo um ciclo sobre a vida de Jesus sob o ponto de vista da esperança, por ocasião do Jubileu, e hoje o tema foi dedicado ao encontro com a Samaritana.

Este episódio é mencionado no quarto capítulo do Evangelho de João. A mulher não esperava encontrar um homem no poço ao meio-dia; na verdade, ela não esperava encontrar ninguém, porque talvez tivesse vergonha de sua vida e se sentisse julgada, condenada e não compreendida.

“Jesus nos espera e se faz encontrar justamente quando pensamos que para nós já não há esperança”, escreve o Papa.

“Jesus dá-se a conhecer a ela como o Messias e ilumina a sua vida. Ajuda-a a reler a sua história, complicada e dolorosa, de uma nova forma: teve cinco maridos e agora está com um sexto que não é marido. O número seis não é aleatório, mas geralmente indica imperfeição. Talvez seja uma alusão ao sétimo marido, aquele que poderá finalmente satisfazer o desejo desta mulher de ser verdadeiramente amada. E esse noivo só pode ser Jesus.”

Ele lhe diz: “Sou eu quem fala contigo”. “É como uma declaração de amor: Aquele que estás à espera sou eu. Aquele que pode finalmente responder ao teu desejo de seres amada”, afirma ainda Francisco.

“Tal como uma pessoa apaixonada, a samaritana esquece o seu cântaro aos pés de Jesus. O passado já não é um fardo; ela está reconciliada. E assim também acontece conosco: para irmos anunciar o Evangelho, precisamos primeiro de depositar aos pés do Senhor o peso da nossa história, entregar-Lhe o peso do nosso passado. Só as pessoas reconciliadas podem levar o Evangelho.”

Por fim, o Papa convida a não perder a esperança: “Mesmo que a nossa história pareça pesada, complicada, talvez até mesmo arruinada, temos sempre a possibilidade de entregá-la a Deus e recomeçar a nossa caminhada. Deus é misericórdia e espera-nos sempre!”



Source link