A parlamentar colocou o peixe em um saco plástico para mostrar sua indignação contra leis que favorecem fazendas da espécie
Durante uma sessão no parlamento australiano nesta quarta-feira (26/3), a senadora Sarah Hanson-Young, do partido Verdes Australianos, gerou polêmica ao exibir um salmão morto dentro de um saco plástico. O ato foi uma manifestação contra um projeto de lei que protege fazendas de salmão em uma área preservada na Tasmânia.
As novas regras permitiriam a criação de salmão no Porto Macquarie, uma região da costa oeste da Tasmânia considerada patrimônio mundial. Além disso, restringiriam a possibilidade de contestação pública contra as aprovações ambientais.
Veja as fotos
A medida tem sido alvo de críticas de ambientalistas e do partido, que alertam para os impactos negativos na fauna marinha, incluindo riscos à raia Maugean, uma espécie de peixe rara encontrada apenas nos Portos Macquarie e Bathurst.
Durante sua fala, Hanson-Young direcionou seu protesto à senadora trabalhista Jenny McAllister. “Na véspera da eleição, você vendeu suas credenciais ambientais para salmão podre, fedorento e em extinção. Salmão em extinção”, declarou.
A cena causou alvoroço no Parlamento, levando a presidente do Senado, Sue Lines, a solicitar que a senadora retirasse o peixe do local.
A senadora já esteve envolvida em várias polêmicas, uma delas foi um caso de difamação contra o ex-senador David Leyonhjelm. Sarah processou e venceu uma ação contra David por ele ter feito comentários sexistas sobre ela no Parlamento.