Marina Silva firma pacto por sustentabilidade com governo japonês

Marina Silva firma pacto por sustentabilidade com governo japonês


Paralelo aos compromissos de Lula, memorado reforça cooperação climática com foco na preparação para a COP30 e no Acordo de Paris

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva assinou nesta 3ª feira (25.mar.2025) um memorando de cooperação com o ministro do Meio Ambiente do Japão, Keiichiro Asao. O objetivo do acordo é fortalecer a cooperação técnica e financeira entre os 2 países, promovendo o desenvolvimento sustentável. A ministra destacou que o memorando reforça a cooperação global no combate às mudanças climáticas, com foco na preparação para a COP30. 

O encontro de Marina com o ministro japonês é paralelo aos compromissos diplomáticos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está no Japão agenda comercial e diplomática.

O memorando Brasil-Japão reforça o compromisso com o Acordo de Paris e os ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), focando em ações para combater crises climáticas, perda de biodiversidade, poluição e promover a economia circular e a gestão sustentável de resíduos. A assinatura aconteceu na sede do Ministério do Meio Ambiente japonês.

Na legenda da publicação  no Instagram, a ministra declarou que o acordo “fortalece as relações entre Brasil e Japão em setores importantes para os dois países, como as agendas de mitigação, adaptação, meio ambiente urbano, tecnologia e mecanismos inovadores de financiamento”.

O acordo também contribui com a “Iniciativa de Parceria Brasil-Japão sobre Meio Ambiente, Clima, Desenvolvimento Sustentável e Economias Resilientes”, lançada em maio de 2024 durante a visita do 1º ministro japonês, Fumio Kishida.

Assista (1min15s):





Source link