Segunda alta no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorre em meio a mais uma elevação na Selic pelo Copom
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil CNPS eleva de 1,80% para 1,85% teto da taxa de juros no crédito consignado do INSS
Nesta terça-feira (25), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aumentou o teto da taxa de juros no crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 1,80% para 1,85% ao mês. Essa é a segunda alta registrada no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ocorre em meio à elevação na Selic, que está em 14,25%. Já a taxa de juros do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício ficou mantida em 2,46% ao mês e será discutida em breve.
A proposta de uma taxa de 1,85% foi apresentada pelo representante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Hélio Queiroz. Para o ministro da Previdência, Carlos Lupi, a sugestão tem razoabilidade. “Estamos buscando caminho. Já tiveram dois aumentos na Selic, vão ser três. Se a gente aguardar o terceiro, a pancada pode ser muito maior, inclusive para o aposentado e pensionista”, afirmou.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Os bancos defendiam a elevação para 1,99%. “Nosso pleito é mostrar sobre a necessidade de fazer um aumento para poder suprir o público que hoje está carente dessa oferta pelo fato de a taxa estar abaixo do necessário”, disse o representante das instituições financeiras, Ivo Mósca, durante a reunião. O representante da CNC havia proposto uma taxa de 2,74% para o cartão, mas houve consenso para que este valor fosse discutido em outra ocasião.