76% das mulheres veem dificuldade de alcançar cargos de liderança

76% das mulheres veem dificuldade de alcançar cargos de liderança


Apesar de mais da metade verem esforços das empresas, falta de apoio específico para trabalhadoras persiste

Cerca de 76% das mulheres no mercado de trabalho brasileiro acham mais difícil alcançar cargos de liderança em comparação aos homens, de acordo com pesquisa da Pluxee. A sobrecarga de tarefas domésticas e o assédio moral ou sexual, ambos relatados por 28% das entrevistadas, são os problemas considerados mais comuns no ambiente corporativo.

Apesar de 55% acreditarem que suas empresas possuem políticas eficazes para promover a igualdade de gênero, 1/3 delas constaram a ausência de benefícios específicos para mulheres. Além disso, 62% indicam a falta de políticas que favoreçam a conciliação entre vida pessoal e profissional.

Seis a cada 10 mulheres que já sofreram discriminação não se sentiram amparadas pela empresa ou colegas. Além disso, 44% relataram tratamento desigual em comparação aos homens.

A diferença salarial e a dificuldade de promoção por ser mulher foram mencionadas por 1/4 das participantes. Quase metade das entrevistadas – cerca de 47% – conhece alguma mulher que foi demitida ou teve seu cargo afetado após a licença-maternidade ou parental.

Para promover maior igualdade de gênero nos ambientes de trabalho, as entrevistadas sugerem políticas de igualdade salarial, maior transparência nos critérios de promoção, combate ao assédio e treinamentos para reduzir o preconceito de gênero.

O estudo foi realizado com mais de 2 mil mulheres em todo o Brasil.





Source link