Governador de SP mencionou a preocupação do presidente com projeto de moradia no Parque das Palafitas, em Santos
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), elogiou nesta 5ª feira (27.fev.2025) a parceria com o governo federal em projetos de infraestrutura no Estado, incluindo investimentos em saneamento, mobilidade urbana e habitação.
A declaração foi feita durante o lançamento do edital para a construção do túnel submerso que ligará as cidades de Santos e Guarujá, ambas na Baixada Santista, no litoral do Estado.
Na ocasião, ao citar diversos projetos de infraestrutura, mobilidade e habitação que devem ser entregues até 2026, o governador mencionou a parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e afirmou que o chefe do Executivo federal demonstrou preocupação com a situação do Parque das Palafitas.
“O presidente [Lula] falava comigo antes desses eventos sobre a preocupação dele com as palafitas e disse: ‘Vamos trabalhar em parceria para resolver esse problema’. Eu respondi: ‘Presidente, conta comigo que nós vamos trabalhar juntos’”, declarou Tarcísio.
PARQUE DAS PALAFITAS
O projeto do Parque das Palafitas foi iniciado em dezembro de 2024 e prevê a construção de 60 unidades habitacionais em uma área de 1.000 metros quadrados na comunidade do Dique da Vila Gilda, em Santos. O empreendimento conta com investimentos dos governos federal e estadual.
TÚNEL SANTOS-GUARUJÁ
Lula e Tarcísio participaram da cerimônia de lançamento do edital para a construção do túnel Santos-Guarujá nesta 5ª feira (27.fev) em Santos (SP). A obra, que ficará sob responsabilidade do governo de São Paulo, custará cerca de R$ 6 bilhões.
É o 1º túnel submarino da América Latina. Atenderá a veículos, ciclistas e pedestres. O trecho que passa pelo mar será construído a 21 metros de profundidade e terá 860 metros de extensão.
O projeto também inclui a concessão da dragagem do acesso de navios ao Porto de Santos e obras de mobilidade urbana nos arredores do túnel. A construção deve começar em 2026. A concessão da obra, conforme definido pelo TCU (Tribunal de Contas da União) na 4ª feira (26.fev), será conduzida pelo governo estadual.
Leia o infográfico com informações sobre a obra:
Leia mais sobre a cerimônia de lançamento da obra: