No entanto, as exportações do setor apresentaram uma queda de 2,9%; dados são do Instituto Aço Brasil
A produção de aço bruto foi de 2,8 milhões de toneladas em janeiro de 2025, alta de 2,4% na comparação anual. Os dados foram publicados nesta 4ª feira (26.fev.2024) pelo Instituto Aço Brasil. Eis a íntegra (PDF – 874 kB).
No entanto, as exportações do setor apresentaram uma queda de 2,9%, tanto em volume quanto em valor, somando 909 mil toneladas e US$ 651 milhões, respectivamente.
PRODUÇÃO E CONSUMO INTERNO
Apesar do crescimento na produção de aço bruto, a fabricação de laminados caiu 2,2%, totalizando 2 milhões de toneladas. Já a produção de semiacabados para vendas sofreu uma retração mais significativa, de 10,7%, atingindo 643 mil toneladas.
No mercado interno, as vendas tiveram uma alta de 3,1% na comparação com janeiro de 2024, chegando a 1,7 milhão de toneladas. O consumo aparente de produtos siderúrgicos também cresceu, registrando 2,2 milhões de toneladas, um aumento de 11,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES
Segundo o Aço Brasil, o recuo nas exportações foi impactado por operações de embarque antecipado, que elevaram temporariamente os volumes registrados. Essa situação poderá ser corrigida nas próximas divulgações do Comex.
Por outro lado, as importações apresentaram um crescimento expressivo, com um aumento de 49,4% em volume e de 30,4% em valor. No primeiro mês de 2025, foram importadas 548 mil toneladas de produtos siderúrgicos, com um valor total de US$ 529 milhões. Esse crescimento pode indicar uma maior competitividade de produtos estrangeiros no mercado brasileiro.
CONFIANÇA DA INDUSTRIA
Conforme os cálculos do instituto, o ICIA (Índice de Confiança da Indústria do Aço) fechou em 34,7 pontos no mês de fevereiro de 2025, apresentando uma queda de 7,7 pontos em comparação a janeiro.
Esta foi a 4ª queda seguida de confiança dos CEOs da indústria. Ao medir, o Instituto Aço Brasil considera que números abaixo de 50 pontos representam falta de confiança.
Leia a íntegra do levantamento (PDF – 202 KB).