De acordo com o presidente dos EUA, o bloco europeu não aceita carros e os produtos agrícolas americanos, o que, segundo ele, contribui para um déficit comercial de aproximadamente 300 bilhões de dólares

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou a imposição de tarifas de 25% sobre produtos provenientes da União Europeia (UE). “Nós as anunciaremos muito em breve e elas serão de 25%, de forma generalizada, e se aplicarão a automóveis e todas as coisas”. Ele criticou as barreiras comerciais que dificultam a entrada de veículos e produtos agrícolas americanos no mercado europeu. De acordo com Trump, a UE não aceita os carros e os produtos agrícolas dos EUA, o que, segundo ele, contribui para um déficit comercial de aproximadamente 300 bilhões de dólares.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Esse número, no entanto, é contestado pela Comissão Europeia, que discorda da avaliação feita por Trump. Além de focar na Europa, o presidente também mencionou a possibilidade de aplicar tarifas semelhantes sobre produtos do Canadá e do México. A implementação dessas tarifas está prevista para o dia 2 de abril, embora a data oficial ainda permaneça como 4 de março. Um relatório que deve abordar as tarifas recíprocas está programado para ser apresentado em abril, o que pode trazer mais clareza sobre as intenções de Trump.
A proposta de tarifas direcionadas à União Europeia ainda está em fase de discussão, sem que haja uma decisão definitiva sobre quais produtos ou setores serão impactados por essas medidas.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira