Nana Caymmi, de 83 anos, continua internada na UTI da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. A artista foi hospitalizada há seis meses e seu estado de saúde ainda preocupa a família. Seu irmão, o cantor Danilo Caymmi, falou sobre a situação da artista e destacou a gravidade do quadro.
A cantora havia sido hospitalizada em julho do ano passado após um atendimento de emergência. Durante esse período, passou por um cateterismo cardíaco, que não revelou obstruções, e por um implante de marcapasso. No final de agosto, ela chegou a receber alta, mas precisou retornar no mesmo dia para ajustes no dispositivo.
Nana Caymmi passou por cateterismo
Danilo Caymmi afirmou que a obesidade contribuiu para as complicações de saúde da irmã. “Infelizmente, [ela não está] nada bem. Está há seis meses na UTI. Ela chegou ao hospital em estado muito grave, quase faleceu… Mas isso é consequência da obesidade. Então, um conselho para as pessoas: cuidado com a obesidade, pois foi o que levou Nana a desenvolver todas essas comorbidades”, disse em entrevista ao podcast MPB Bossa.
Tratamento de Nana Caymmi exige paciência
A recuperação da cantora requer cuidados contínuos. Segundo Danilo, o acúmulo de gordura dificulta o processo. “Com o acúmulo de gordura, torna-se muito difícil se recuperar de problemas circulatórios. É um processo complexo, que estamos acompanhando com cuidado. Ela vai se recuperar aos poucos, passo a passo”, afirmou.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
A filha da artista, Stella Caymmi, também comentou sobre a saúde da mãe. Na ocasião da internação, mencionou complicações respiratórias. “Ela teve duas gripes muito fortes e a tosse pode ter forçado o coração”, disse.
Em dezembro, Nana estava passando por um desmame da traqueostomia, procedimento realizado após dificuldades respiratórias. A equipe médica segue monitorando a evolução do quadro.