Insuficiência renal de papa Francisco é resolvida

Insuficiência renal de papa Francisco é resolvida


Novos exames de imagem mostram evolução normal no quadro inflamatório pulmonar; pontífice está internado desde o dia 14 de fevereiro

Um novo boletim do Vaticano, publicado nesta 4ª feira (26.fev.2025), informa que as condições de saúde do papa Francisco, de 88 anos, apresentaram uma melhora “leve e contínua” nas últimas 24 horas. 

A leve insuficiência renal detectada no domingo (23.fev) foi resolvida. Além disso, uma tomografia de tórax feita na 3ª feira (25.fev.) apresentou uma evolução normal no quadro inflamatório pulmonar. Os exames de sangue confirmaram a melhora divulgada na 3ª feira. 

Boletim do Vaticano informa melhora de Papa Francisco.

O líder religioso continua com a oxigenoterapia de alto fluxo –o uso de um suporte respiratório– e não teve crises asmáticas. Francisco passa por fisioterapia respiratória. 

O papa recebeu a Eucaristia pela manhã e, à tarde, se dedicou às atividades do cargo. 

Em novo boletim, Vaticano informa melhora no estado de Papa Francisco.

INTERNAÇÃO

Francisco foi internado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli de Roma, na Itália, em 14 de fevereiro para tratar uma bronquite, mas foi diagnosticado com pneumonia bilateral. 

Elie Fiss, médico pneumologista do Hospital Sírio-Libanês, explicou que a pneumonia bilateral é uma infecção causada por bactérias, vírus ou fungos, afetando ambos os pulmões. 

A pneumonia bilateral é uma condição grave, especialmente para um paciente idoso. É muito comum começar com uma infecção viral e evoluir para uma infecção bacteriana”, disse o médico ao Poder360

Fiss também destacou que esta forma da doença é mais grave do que uma pneumonia comum, pois compromete os 2 pulmões, aumentando significativamente o risco de evolução para uma infecção generalizada. 

Em pacientes muito idosos, o risco de complicação de uma infecção já existente aumenta consideravelmente”, afirmou. 

Segundo o especialista, a doença se manifesta de formas variadas em cada paciente. “Em geral, os sintomas incluem febre, tosse e falta de ar. No entanto, dependendo da extensão da infecção, o paciente pode apresentar dificuldades na oxigenação do sangue”, explicou.





Source link