Manobra de emergência foi registrada em vídeo; incidente levanta alerta sobre segurança aérea
Um avião da Southwest Airlines precisou arremeter para evitar uma colisão com um jato privado que cruzava a pista no Aeroporto Internacional Midway, em Chicago, nesta terça-feira (25/2). O incidente foi registrado em vídeo e mostra o momento em que a aeronave quase toca o solo antes de voltar a ganhar altitude para evitar o choque.
Detalhes do Voo
A aeronave operava um voo entre Omaha, no Nebraska, e Chicago, com pouso previsto para as 9h10, pelo horário local (12h10 em Brasília). Nas imagens, é possível ver o jato privado atravessando a pista no momento em que o avião comercial se preparava para pousar.
Veja as fotos
Posição da Companhia
Em comunicado, a Southwest Airlines informou que a tripulação seguiu todos os procedimentos de segurança previstos para situações de arremetida. Após a manobra, o avião pousou com segurança no Aeroporto Internacional Midway, sem atrasos e sem feridos.
“A tripulação seguiu os procedimentos de segurança e o voo pousou sem incidentes. Nada é mais importante para a Southwest do que a segurança de nossos clientes e funcionários”, diz a nota. Até o momento, o Aeroporto Internacional Midway não se pronunciou sobre o incidente.
Proximidade das Aeronaves
As duas aeronaves chegaram a estar a aproximadamente 624 metros uma da outra antes que o avião da Southwest iniciasse a volta.
O avião da Southwest sobrevoou o jato particular a uma altitude de 274 metros, cerca de 76 metros acima do solo após ajustes de pressão.
A Flexjet, operadora do Bombardier Challenger 350, afirmou estar “ciente da ocorrência” e que está “trabalhando para reunir mais informações sobre essa situação”. O jato particular tem capacidade para até 9 passageiros, conforme informações disponíveis no site da empresa.
Histórico de Incidentes
Em janeiro de 2023, um trágico acidente ocorreu quando um avião da American Airlines colidiu com um helicóptero do Exército dos Estados Unidos durante a tentativa de pouso no Aeroporto de Washington, resultando na morte de 67 pessoas. Este incidente alarmante se insere em um contexto mais amplo de preocupações sobre a segurança no controle aéreo nos Estados Unidos, que tem sido marcado por uma série de quase-colisões e erros de comunicação entre controladores e pilotos nos últimos anos.
Um exemplo notável ocorreu em fevereiro de 2023, quando um avião cargueiro da FedEx e uma aeronave da Southwest quase colidiram no ar em Austin, Texas, ficando a apenas 52 metros de distância. O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) atribuiu o incidente a suposições incorretas de um controlador de tráfego aéreo.
Outros casos, como a aproximação perigosa de dois aviões em Syracuse em julho de 2024 e a necessidade de um avião da Alaska Airlines abortar a decolagem em Nashville em setembro do ano anterior, chamaram a atenção para a necessidade de reforçar protocolos de segurança no controle aéreo.