Afirmação se deu quando ele foi questionado se os países fizeram o suficiente para evitar as tarifas de 25% dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), disse nesta 2ª feira (24.fev.2025) que as tarifas sobre as importações canadenses e mexicanas estão “dentro do prazo e do cronograma”, apesar dos esforços dos países em reforçar a segurança nas fronteiras e interromper o fluxo de fentanil antes do prazo final, de 4 de março.
Fala se deu durante uma reunião entre ele e o presidente francês Emmanuel Macron (Renascimento, centro) no Salão Oval quando ele foi questionado se o Canadá e o México fizeram o suficiente para evitar as tarifas de 25%.
“As tarifas estão avançando dentro do prazo e do cronograma”, disse Trump durante entrevista a jornalistas.
Muitos esperavam que os 2 principais parceiros comerciais dos EUA pudessem persuadir o governo Trump a adiar ainda mais as tarifas que serão aplicadas a mais de US$ 918 bilhões em importações de automóveis a energia provenientes dos 2 países. Isso poderia causar estragos na economia integrada da América do Norte, com o setor automotivo sendo particularmente atingido.
Trump não mencionou especificamente o prazo de 4 de março. Mais tarde, ele se referiu ao seu desejo de tarifas “recíprocas” para igualar as taxas e compensar as barreiras comerciais de todos os países, incluindo a França.
Trump e Macron não discutiram publicamente outro ponto de atrito –as taxas sobre serviços digitais impostas pela França, Canadá e outros países que visam as gigantes dos EUA, como Google, Facebook e Amazon.
Na 6ª feira (21.fev), Trump ordenou que seu governo retomasse as investigações tarifárias em países que cobram impostos sobre serviços digitais de empresas americanas.
O Canadá e o México tomaram medidas para reforçar a segurança na fronteira, o que lhes garantiu cerca de 1 mês de adiamento do prazo anterior de 1º de fevereiro para Trump impor as tarifas, com base em uma declaração de emergência nacional.
MACRON VISITA OS EUA
O presidente da França, Emmanuel Macron, chegou aos Estados Unidos nesta 2ª feira (24.fev) para se reunir com Donald Trump. A informação foi confirmada por Karoline Leavitt, secretária de Imprensa da Casa Branca.
Com informações do Investing Brasil.