Justiça dos EUA diz que Rumble não precisa seguir ordem de Moraes

Justiça dos EUA diz que Rumble não precisa seguir ordem de Moraes


Juíza negou pedido de empresas por entender que processo sequer existe no Brasil; diz que determinação de ministro do STF não vale nos EUA e que ele não notificou partes norte-americanas da maneira certa

A Justiça dos Estados Unidos decidiu nesta 3ª feira (25.fev.2025) que o Rumble e a TMTG (Trump Media & Technology Group) não são obrigados a obedecer as ordens de Alexandre de Moraes, ministro do STF.

A juíza Mary Scriven negou o pedido das empresas, que acusam Moraes de censura, por entender que o processo em si não tem validade no país EUA. Scriven disse que a forma como o magistrado tentou notificar Rumble e TMTG não está de acordo com a Convenção de Haia nem com a MLAT (Mutual Legal Assistance Treaty), ou Acordo de Assistência Judiciária em Matéria Penal, da qual EUA e Brasil fazem parte. Leia a íntegra da decisão (PDF, em inglês – 111 kB).

Scriven diz então que, “por essas razões”, os plaintiffs, ou seja, os “demandantes” (Rumble e TMTG) não são obrigados a obedecer as determinações de Moraes. Ela decide também que ninguém está autorizado ou obrigado a executar as ordens contra as empresas dentro dos EUA.

De acordo com a Convenção de Haia, quando o Judiciário notifica uma pessoa ou empresa de outro país, é necessário acionar o Ministério da Justiça, que vai acionar o contraparte no país do acusado para que, por meio de uma carta rogatória, seja formalmente feita a notificação. Moraes não seguiu esse ritual, segundo a juíza.

Leia abaixo o trecho em que Scriven cita Moraes:

O imbróglio entre Moraes e o Rumble teve início em fevereiro de 2025:

  • 8.fev.2025 – Rumble volta a funcionar no Brasil;
  • 9.fev.2025 – Moraes intima o Rumble a suspender os perfis do Terça Livre, do jornalista bolsonarista Allan dos Santos;
  • 19.fev.2025 – Rumble e TMTG entram na Justiça dos EUA contra Moraes;
  • 20.fev.2025 – Moraes dá 48 horas para Rumble indicar representante legal no Brasil;
  • 21.fev.2025 – Moraes manda derrubar Rumble no Brasil;
  • 22.fev.2025 – Rumble e TMTG acionam novamente a Justiça norte-americana;
  • 24.fev.2025 – Anatel cumpre determinação e diz que plataforma está bloqueada em quase todo o país.





Source link