Com Rodrigo Santoro, “O Último Azul” leva dois prêmios no Festival de Berlim

Com Rodrigo Santoro, “O Último Azul” leva dois prêmios no Festival de Berlim


“O Último Azul” e “Hora do Recreio” venceram, ao todo, três prêmios no Festival de Berlim, um dos mais importantes do cinema mundial

“O Último Azul”, com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg, e o documentário “Hora do Recreio”, levaram três prêmios no Festival de Berlim, uma das mais importantes premiações do cinema mundial realizada nesse domingo (23/2), na capital alemã. O longa estrelado por Santoro, inclusive, ganhou o segundo maior prêmio da noite: o Urso de Prata.

Além da premiação, o “Prêmio Especial do Júri”, a distopia amazônica dirigida pelo pernambucano Gabriel Mascaro ganhou também o Prêmio do Júri Ecumênico, e diversos elogios na imprensa internacional. Nas redes sociais, o astro brasileiro comemorou o feito: “Viva o Cinema Brasileiro”.

Veja as fotos

Divulgação

Rodrigo Santoro e Denise WeinbergDivulgação

Festival de Berlim/Divulgação

Lucia Murat e Brenda ViveirosFestival de Berlim/Divulgação

Laurent Hou/Divulgação

Rodrigo Santoro no tapete vermelho do Festival de BerlimLaurent Hou/Divulgação

Laurent Hou/Divulgação

Laurent Hou/Divulgação

rodrigo santoro o ultimo azul festival de berlim


O documentário “Hora do Recreio”, da diretora Lucia Morat, também foi elogiado no Festival de Berlim e recebeu uma Menção Especial do Júri Jovem na Mostra Generation 14+ da premiação.

Sobre o que falam os filmes

Ambientado na Amazônia, “O Último Azul” narra um Brasil distópico, onde os idosos com mais de 70 anos são enviados a uma colônia habitacional antes de falecerem.

O filme, que chega aos cinemas brasileiros ainda em 2025, traz Denise Weinberg como Tereza, que embarca em uma jornada pelos rios da Amazônia ao lado de um barqueiro amargurado (Rodrigo Santoro).

“Hora do Recreio”, por sua vez, mistura realidade e ficção ao mostrar os resultados de uma pesquisa com professores da rede pública e estudantes sobre temas como evasão escolar, racismo, tráfico de drogas, bala perdida, feminicídio e gravidez precoce. O filme também traz uma performance baseada no livro “Clara dos Anjos”.



Source link