Um incêndio atingiu a Câmara Municipal de Salvador na tarde desta 2ª eira (24.fev.2025). O prédio, construído no século 17 e tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), precisou ser evacuado. Não há registro de feridos.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas. Segundo jornais locais, o incêndio começou no ar-condicionado do Salão Nobre e atingiu o teto do prédio histórico. A causa exata ainda será investigada pela perícia.
Incêndio na Camara de Vereadores de Salvador neste exato momento. pic.twitter.com/ZHuuJLUrut
— Iago Maia (@iagomaia_) February 24, 2025
A Câmara Municipal de Salvador foi criada em 1549, ano de fundação da cidade. O atual edifício, localizado na Praça Municipal, foi erguido entre 1660 e 1696 para sediar tanto a Casa de Câmara quanto a Cadeia Pública.
O incêndio se dá poucos dias depois de outro incidente envolvendo o patrimônio histórico da cidade. No início do mês, o teto da Igreja de São Francisco desabou, resultando na morte de uma pessoa e deixando outras 5 feridas.
O Poder360 procurou o Iphan para perguntar se a entidade iria se manifestar a respeito do incêndio na Câmara Municipal de Salvador. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.