Zelensky deixaria o cargo em troca da adesão da Ucrânia à Otan

Zelensky deixaria o cargo em troca da adesão da Ucrânia à Otan


Apelo se dá um dia depois do maior ataque de drones russos à Ucrânia durante a guerra

Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), presidente da Ucrânia, disse neste domingo (23.fev.2025) que, caso fosse preciso, estaria disposto a sair da presidência “imediatamente” em troca de uma vaga do país na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Se realmente precisarem que eu deixe meu cargo, estou disposto. Posso trocar [a presidência] por [uma adesão à] Otan”, disse ele durante uma coletiva de imprensa em Kiev, capital do país.

Os Estados Unidos –um dos membros fundadores da aliança militar– se opõe à entrada da Ucrânia em meio às tensões envolvendo os presidentes de ambos os países. Na 4ª feira (19.fev.2025), Donald Trump (Republicano) disse que Zelensky é um ditador sem eleições” e faz um “trabalho terrível”.

Um dia antes de completar 3 anos de guerra, o presidente ucraniano pediu “compreensão mútua da parte de Trump” e acrescentou que garantias de segurança por parte dele seriam muito necessárias. 

No sábado (22.fev), a Rússia lançou o maior ataque de drones contra a Ucrânia desde o início da guerra. Foram 267 drones e 138 interceptados pelos militares ucranianos, segundo Yuriy Ignat, porta-voz do Comando da Força Aérea da Ucrânia.

A Otan tem apoiado a adesão da Ucrânia desde 2008, apesar de não ter feito um convite oficialmente. Assessores e aliados de Trump se opõem à inclusão pois a consideram uma provocação “desnecessária” a Moscou. Líderes ucranianos enxergam a adesão como essencial para deter novos ataques russos.





Source link