Petista fez menção aos exames neurológicos feitos na 5ª feira (20.fev), que mostraram a ausência de hematomas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (22.fev.2025) estar “100% curado da cabeça”. A fala do petista se deu em referência aos exames neurológicos feitos na 5ª feira (20.fev), que mostraram a ausência de hematomas.
Lula relembrou o momento de quando bateu a cabeça, em 19 de outubro de 2024. Disse ter feito uma tomografia no hospital em Brasília e que um líquido cresceu em sua cabeça, o que fez os médicos ficarem “apavorados”.
“Abriram um pouco a minha cabeça e ficaram tirando um líquido, tiraram o sangue coagulado e lavando com soro. Foi o momento mais delicado da minha vida. Os médicos chegaram a dizer que eu poderia ter entrado em coma e morrer por causa disso. Graças a Deus, anteontem eu fui fazer o exame e o Lulinha está 100% curado da cabeça”, declarou Lula.
O chefe do Executivo falou sobre o tema durante a comemoração do aniversário de 45 anos de fundação do PT (Partido dos Trabalhadores), completados em 10 de fevereiro.
SAÚDE DE LULA
O presidente caiu em 19 de outubro enquanto cortava as unhas da mão e bateu a cabeça. Lula sofreu um corte na parte de trás da cabeça e teve traumatismo craniano. O petista levou 5 pontos e precisou se manter em repouso.
Ao Poder360, o médico do presidente, Roberto Kalil Filho, explicou o acidente, à época:
“Qualquer batida na cabeça se chama TCE, que é traumatismo crânio-encefálico. No caso do presidente, ele bateu a cabeça atrás. É um golpe e você tem imediatamente um contragolpe. O que é isso? O nosso cérebro fica, vamos dizer, sempre boiando, solto. Quando alguém tem uma pancada atrás da cabeça, o cérebro é jogado para frente. É empurrado com uma potência muito forte para a frente e bate nos ossos na região da testa, dos olhos. O presidente teve uma contusão traumática hemorrágica, que nada mais é do que um sangramento no cérebro, interno, na parte da frente”.
A queda levou ao cancelamento da sua ida à cúpula dos Brics e de participar da reta final da campanha do deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) à Prefeitura de São Paulo. O presidente, porém, continuou despachando do Alvorada e se reunindo com ministros.
Lula fez sua 1ª aparição pública depois da queda na Assinatura e Repactuação do Termo de Transação de Ajustamento de Conduta de Mariana, em 25 de outubro. Dias depois, retirou os pontos na cabeça.
O presidente se queixou de dores de cabeça em 9 de dezembro. Fez exames no Hospital Sírio-Libanês da capital federal, depois, foi levado às pressas à unidade em São Paulo, onde foi submetido a um procedimento cirúrgico para drenagem de um hematoma.
FESTA DO PT
O PT realizou neste sábado (22.fev.2025) a comemoração do aniversário de 45 anos de fundação da sigla, completados em 10 de fevereiro. A festa popular se dá no centro do Rio de Janeiro. Neste ano, a festa foi aberta ao público, sem a cobrança de ingressos, mas foi necessário o cadastro prévio.
No site oficial, o partido pediu para que os participantes cheguem mais cedo, “para que possam realizar seu credenciamento com maior tranquilidade”. O formato diferiu da festa realizada em 2024, em que ingressos foram vendidos por até R$ 20.000.
O ato com Lula teve início por volta das 10h50. Houve um atraso de quase 50 minutos.