Pontífice não fará a tradicional oração do Angelus no domingo, mas enviará um texto que será publicado, assim como na semana passada, explicou Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano

O papa Francisco, hospitalizado há oito dias por uma pneumonia bilateral, passou uma boa noite, informou o Vaticano neste sábado (22), embora, segundo seus médicos, o pontífice argentino de 88 anos ainda não esteja “fora de perigo”. “O papa Francisco descansou bem”, afirmou a Santa Sé em um breve comunicado divulgado na manhã de sábado. Porém, ele não está fora de perigo e permanecerá internado “pelo menos durante toda a próxima semana”, anunciaram seus médicos na sexta-feira.
O pontífice não fará a tradicional oração do Angelus no domingo, mas enviará um texto que será publicado, assim como na semana passada, explicou Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano. Francisco foi internado no hospital Gemelli de Roma por uma bronquite em 14 de fevereiro e, no dia 18, a Santa Sé anunciou que ele sofria de uma pneumonia bilateral, uma infecção do tecido pulmonar potencialmente fatal. A hospitalização do líder da Igreja Católica provocou especulações sobre seu futuro, embora os médicos tenham afirmado na sexta-feira que ele conseguiu se levantar e não está conectado a nenhum aparelho.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Nos últimos dias, o papa recebeu a visita de seus colaboradores mais próximos no hospital. Francisco lê, assina documentos e faz ligações telefônicas, destacou o Vaticano. No início da semana, ele recebeu a visita da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que afirmou que o pontífice estava “alerta” e “receptivo”. Os cardeais expressaram otimismo e declararam que ele estava “no bom caminho”.
“Notícias animadoras”
A hospitalização, a quarta desde 2021, reacendeu a preocupação com a saúde do líder da Igreja Católica, já debilitado por uma série de problemas nos últimos anos, incluindo operações de cólon e do abdômen, além de dificuldades para caminhar. A inquietação com sua saúde do pontífice aumentou após a divulgação de informações falsas nas redes sociais, principalmente na plataforma X, que noticiavam sua morte em vários idiomas.
“Sei que alguns por aí dizem que chegou a minha hora, sempre me trazem má sorte!”, respondeu Francisco, segundo a imprensa italiana, a Giorgia Meloni durante sua visita. A hospitalização de Jorge Bergoglio, líder espiritual de 1,3 bilhão de católicos e chefe de Estado da Cidade do Vaticano, também alimentou especulações sobre sua capacidade de continuar no cargo. O direito canônico, no entanto, não prevê nenhum dispositivo para o caso de um problema que altere sua lucidez.
Também reacendeu as especulações sobre uma possível renúncia do papa, alimentadas pelos opositores de Francisco, em particular nos círculos conservadores. “Tenho a impressão de que são especulações inúteis”, comentou neste sábado o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado e número dois do Vaticano, em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera.
“Graças a Deus, as notícias que chegam do Gemelli são animadoras, ele está se recuperando”, acrescentou. Apesar dos problemas de saúde dos últimos anos, o papa Francisco, conhecido por sua força de caráter, manteve uma agenda intensa, embora seus médicos insistam que ele deveria reduzir um pouco suas atividades.
Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações da AFP