6º refém ainda será entregue para autoridades israelenses, como determinado na 1ª fase do acordo de cessar-fogo
O grupo extremista palestino Hamas entregou neste sábado (22.fev.2025) 5 dos últimos 6 reféns vivos. Em contrapartida, Israel deve libertar 602 prisioneiros palestinos. Essa troca é a última acordada na 1ª fase do cessar-fogo na Faixa de Gaza, que entrou em vigor em 19 de janeiro.
O grupo de 6 reféns é a última leva dos 33 prisioneiros israelenses que serão libertados nesta fase da tréguas. As informações são do Al Jazeera, emissora estatal da monarquia do Qatar.
Os 5 reféns foram entregues nesta manhã (madrugada no horário de Brasília) para a Cruz Vermelha em cerimônias públicas do Hamas. Os 2 primeiros, Tal Shoham e Avera Mengistu, em Rafah, ao sul de Gaza. Os outros 3, Eliya Cohen, Omer Wenkert e Omer Shem Tov –em Nuseirat, na região central do enclave.
O último prisioneiro deve ser entregue ainda neste sábado (22.fev) para autoridades israelenses, sem cerimônia e no norte da Faixa de Gaza.
Mais tarde, Israel deve libertar 602 palestinos presos. Este número inclui 445 pessoas capturadas durante a guerra e outras centenas condenadas a sentença longas ou perpétuas, segundo o Hamas.