Times Higher Education avalia prestígio de instituições de ensino superior ao redor do mundo; Harvard tem a melhor reputação
A USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foram as únicas instituições brasileiras que apareceram no ranking anual da THE (Times Higher Education), divulgado na 3ª feira (18.fev.2025). A lista classifica as universidades por prestígio global.
Entre as 150 primeiras avaliadas está a USP, enquanto a Unicamp figura entre as 200 mais bem conceituadas. Harvard, do Estado norte-americano do Massachusetts, ficou na 1ª colocação pelo 14º ano consecutivo.
De acordo com a THE, a universidade da capital paulista se destaca pela performance no curso de direito. A campinense, por sua vez, é mais forte nas áreas de educação e artes e humanidades, que incluem cursos como letras, arquitetura e artes cênicas.
Mais de 55.000 acadêmicos participaram da avaliação das 300 universidades mais bem conceituadas globalmente. Eles nomearam até 15 instituições que representam a excelência em ensino e pesquisa.
A lista das universidades de 2025 também inclui instituições da China e do Japão no top 10. São os únicos países de língua não inglesa nas primeiras colocações.
Leia o infográfico: