Presidente fez exames de rotina no hospital Sírio-Libanês em São Paulo; estavam programados para dezembro de 2024, mas foram adiados por causa de procedimento de emergência
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 79 anos, realizou o seu checkup anual na 5ª feira (20.fev.2025) no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O petista também realizou exames neurológicos de controle pós-operatório. De acordo com o seu médico pessoal, Roberto Kalil Filho, o resultado mostrou que não há mais hematomas na cabeça do presidente. Em dezembro, Lula precisou conter uma hemorragia cerebral, consequência de um acidente doméstico que havia sofrido em outubro.
“Dentre os exames que foram feitos no checkup, foi observado nos exames neurológicos para o controle pós-operatório que não há mais hematomas, o que é um resultado muito satisfatório”, disse Kalil ao Poder360.
Lula deixou Brasília no início da tarde de 5ª feira e viajou para a capital paulista. Chegou ao hospital por volta das 17h e saiu à meia-noite. De acordo com o boletim médico divulgado no início da madrugada desta 6ª feira (21.fev.2025), todos os resultados estavam dentro da normalidade. A realização dos exames não foi incluída na agenda oficial do presidente por ser considerada compromisso pessoal. Eis a íntegra do boletim médico (PDF – 108 kB).
“Todos os exames realizados estão dentro da normalidade, inclusive a tomografia de crânio para controle pós-operatório”, diz o documento assinado pelo diretor de Governança Clínica, Luiz Francisco Cardoso, e pelo diretor clínico, Álvaro Sarkis, ambos do Sírio-Libanês.
Os exames estavam agendados para dezembro de 2024, mas foram adiados por causa dos procedimentos que o presidente precisou fazer de última hora na cabeça para conter uma hemorragia, consequência de uma queda que Lula sofreu em outubro no Palácio da Alvorada. À época, o presidente correu risco de morte ao ter sido levado para São Paulo de emergência.
O petista teve um sangramento intracraniano que atingiu uma área de aproximadamente 3 cm de extensão, identificado no lado esquerdo da cabeça. O hematoma já pressionava o seu cérebro e, caso houvesse demorado mais algumas horas para ter uma avaliação médica, poderia ter chegado a um quadro de coma, que é quando o paciente entra em um estado profundo de sono, em que não pode ser acordado.
De acordo com o boletim, Lula não precisará realizar novos exames neste momento. O presidente seguirá sob os cuidados de Kalil e da médica da Presidência, Ana Helena Germoglio.
SAÚDE DE LULA
O presidente caiu em 19 de outubro enquanto cortava as unhas da mão e bateu a cabeça. Lula sofreu um corte na parte de trás da cabeça e teve traumatismo craniano. O petista levou 5 pontos e precisou se manter em repouso.
Ao Poder360, o médico do presidente, Roberto Kalil Filho, explicou o acidente à época:
“Qualquer batida na cabeça se chama TCE, que é traumatismo crânio-encefálico. No caso do presidente, ele bateu a cabeça atrás. É um golpe e você tem imediatamente um contragolpe. O que é isso? O nosso cérebro fica, vamos dizer, sempre boiando, solto. Quando alguém tem uma pancada atrás da cabeça, o cérebro é jogado para frente. É empurrado com uma potência muito forte para a frente e bate nos ossos na região da testa, dos olhos. O presidente teve uma contusão traumática hemorrágica, que nada mais é do que um sangramento no cérebro, interno, na parte da frente”.
A queda levou ao cancelamento da sua ida à cúpula dos Brics e de participar da reta final da campanha do deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) à Prefeitura de São Paulo. O presidente, porém, continuou despachando do Alvorada e se reunindo com ministros.
Lula fez sua 1ª aparição pública depois da queda na Assinatura e Repactuação do Termo de Transação de Ajustamento de Conduta de Mariana, em 25 de outubro. Dias depois, retirou os pontos na cabeça.
O presidente se queixou de dores de cabeça em 9 de dezembro. Fez exames no Hospital Sírio-Libanês da capital federal, depois, foi levado às pressas à unidade em São Paulo, onde foi submetido a um procedimento cirúrgico para drenagem de um hematoma.