Republicano só liberará veículo de notícias quando este começar a usar termo “golfo da América”, conforme determinou em decreto
O presidente dos EUA, Donald Trump (republicano) disse nesta 3ª feira (18.fev.2025) que continuará a restringir o acesso da Associated Press à Casa Branca “até que concorde que é golfo da América”. As informações são da Axios.
Trump afirmou em 14 de fevereiro que o veículo de notícias estava proibido de entrar na Casa Branca por tempo indeterminado.
Quando tomou posse em janeiro, Trump determinou em decreto a renomeação de locais e monumentos relacionados aos EUA, incluindo o golfo do México.
A mudança imposta por Trump não é reconhecida em alguns países e a AP tem clientes ao redor do mundo. Por isso, o veículo continua a usar golfo do México, o que irritou Trump.
“A Associated Press simplesmente se recusa a aceitar a lei e o que aconteceu. Agora, isso é chamado de ‘golfo da América’”, disse Trump em entrevista à Axios.
“Donald Trump assinou um decreto para renomear o golfo do México para golfo da América. O corpo de água compartilha fronteiras entre os EUA e o México. A ordem de Trump só tem autoridade dentro dos EUA. O México, assim como outros países e órgãos internacionais, não precisa reconhecer a mudança de nome. O golfo do México carrega esse nome há mais de 400 anos. A Associated Press se referirá a ele pelo nome original, embora reconheça o novo nome escolhido por Trump. Como uma agência de notícias global que dissemina notícias ao redor do mundo, a AP deve garantir que nomes de lugares e geografia sejam facilmente reconhecíveis para todos os públicos”, escreveu o veículo em comunicado.
A AP afirmou que um de seus repórteres foi impedido em 11 de fevereiro de entrar em um evento no Salão Oval. Em comunicado, a editora-executiva do veículo, Julie Pace, disse que a decisão do governo norte-americano é uma “violação à 1ª Emenda da Constituição dos EUA”, que trata da liberdade de expressão e de imprensa.