O Papa Francisco passou uma “noite tranquila” no hospital após o diagnóstico de uma pneumonia bilateral, conforme informou o Vaticano na manhã desta quarta-feira, 19 de fevereiro.
O pontífice, de 88 anos, está internado em Roma desde o último dia 14, e permanece sob cuidados médicos.
Fábio Porchat encontra o Papa Francisco
De acordo com o boletim divulgado, Francisco apresentou uma melhora e conseguiu tomar café da manhã normalmente. Na terça-feira, 18, o Vaticano confirmou que o líder da Igreja Católica enfrenta um quadro de infecção nos dois pulmões, uma condição considerada grave, pois pode causar inflamação e cicatrizes pulmonares, dificultando a respiração.
O papa foi inicialmente hospitalizado para tratar uma bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Na segunda-feira, 17, os médicos informaram que seu quadro clínico era complexo, exigindo atenção especial.
Histórico de saúde do Papa Francisco inspira cuidados
Nos últimos anos, Francisco tem lidado com diversas questões de saúde. Ele já enfrentou episódios frequentes de gripe, sofre com dores ciáticas e passou por uma cirurgia para tratar uma hérnia abdominal em 2023.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Além disso, na juventude, desenvolveu pleurisia, uma condição que provoca dor no peito e dificuldade para respirar, o que levou à remoção parcial de um pulmão.
Os melhores momentos do BBB 25 você encontra no Kwai.
O Vaticano informou que, diante da condição do pontífice, todos os compromissos públicos seguem cancelados até sua recuperação. A equipe médica segue monitorando sua evolução para determinar os próximos passos do tratamento.