Lula e presidente de Portugal se reúnem em Brasília para fortalecer relações bilaterais

Lula e presidente de Portugal se reúnem em Brasília para fortalecer relações bilaterais


Conversas entre os mandatários abordaram a importância de intensificar a colaboração em setores como defesa, segurança, justiça, ciência, meio ambiente, comércio, saúde e cultura

Antônio Cruz/Agência BrasilLula e presidente de Portugal
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu em Brasília o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu em Brasília o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que está em uma visita de Estado. Durante o encontro, os líderes participaram de reuniões de trabalho e a noite vão participar da cerimônia de entrega do Prêmio Camões de Literatura, que homenageou a escritora Adélia Prado. Além de Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, também se encontra no Brasil para uma visita oficial. Na quarta-feira (19), os dois líderes irão presidir a 14ª edição da Cúpula Brasil-Portugal, um evento que tem como objetivo discutir e fortalecer a cooperação entre os dois países em diversas áreas. As conversas entre os presidentes abordaram a importância de intensificar a colaboração em setores como defesa, segurança, justiça, ciência, meio ambiente, comércio, saúde e cultura.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A Presidência brasileira enfatizou o desejo de aprofundar os laços comerciais e de investimento, além de fomentar novas parcerias nos campos científico e educacional. Em 2025, será comemorado o bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, um marco significativo que reforça a relevância da cooperação entre as nações. Atualmente, a comunidade brasileira em Portugal ultrapassa 500 mil pessoas, enquanto cerca de 150 mil portugueses residem no Brasil. No que diz respeito ao comércio, em 2024, a troca de bens entre os dois países alcançou a cifra de US$ 4,7 bilhões, resultando em um superávit de US$ 2,1 bilhões para o Brasil.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA

 





Source link