Trump provoca risco em organizações internacionais, diz Sousa

Trump provoca risco em organizações internacionais, diz Sousa


Em visita ao Congresso, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a tarifação do presidente dos EUA “trava o diálogo internacional”

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa (independente), criticou nesta 3ª feira (18.fev.2025) as tarifas internacionais anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano). Para Sousa, as taxações provocam o “risco” de uma “crise” nas organizações internacionais.

Para o presidente português, as taxações também travam “o diálogo multilateral” e “cria problemas” no sistema econômico internacional. 

“É uma realidade que pode ser importante para um ou outro país, mas acaba por ter muitos sacrifícios para países como o Brasil, que é uma potência mundial, ou Portugal que tem uma presença em todos os continentes, com uma diáspora fortíssima”, disse o presidente português a jornalistas depois de visitar o Congresso Nacional. 

Sousa se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). 

O presidente português afirmou que o caminho é a colaboração entre os países “em conjunto” para enfrentar “uma situação nova na vida internacional, que levanta problemas que têm que ser resolvidos”.

Desde que voltou à Casa Branca, Trump anunciou inúmeras tarifas a países como Canadá e México. O republicano justifica a decisão com o protecionismo norte-americano, visando aumentar a receita do país.

Em 10 de fevereiro, Trump assinou o decreto que estabelece a taxação de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio do Brasil. 

Trump também anunciou que pretende tarifar países que adotam o sistema tributário VAT, equivalente ao IVA (Imposto sobre Valor Agregado).

A reforma tributária no Brasil, cujo 1º texto da regulamentação foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início de 2025, introduziu o modelo IVA para simplificar os impostos sobre o consumo.





Source link