Um personagem que vem dando o que falar e conquistou todo o público em “Garota do Momento”, da Globo, foi Guto, interpretado pelo ator Pedro Goifman, que também está sendo abraçado pelos fãs da teledramaturgia. O ator, apesar de jovem e ter apenas 21 anos, já conta com um belo currículo e produções, com destaque para as séries “B.A.: O Futuro Está Morto”, “Coisa de Menino”, “O Incrível Circo dos 5” e “Histórias de Fantasmas Verdadeiros para Crianças”. Em breve, estará em “Tarã”, série do Disney+, e nos filmes “Não Estou Aqui”, “Eclipse” e “Adrenalina”, curta que dirigiu e escreveu.
Na trama, Guto é um garoto doce e fiel à aqueles que ama, que acaba eventualmente se descobrindo homossexual. Isso lhe desperta muito medo e inseguranças, além de obrigá-lo a entrar em uma onda de autoconhecimento e descoberta. A atuação de Pedro Goifman conquistou os internautas, que rasgaram elogios à sua delicadeza e profundidade no papel, que exige uma grande dedicação. Aliás, o astro vive vendo o que postam nas redes sociais sobre “Garota do Momento”.
Confira o resumo dos capítulos de “Garota do Momento”
Em entrevista ao OFuxico, Pedro contou detalhes o processo de costrução de Guto, de como ele adentrou e mudou sua carreira e também do que podemos esperar de seu futuro em “Garota do Momento”. Primeiramente, ele revelou como foram os testes para o personagem: “Fiz uma self tape com um monólogo que enviaram do Guto. Depois, fui convidado para fazer uma oficina com outros atores aqui no Rio de Janeiro. No último dia de oficina fiz um teste de química com o Caio Manhente (que interpreta o Edu, irmão do Guto) e com a Klara Castanho (que interpreta a Eugênia, primeiro par romântico do Guto). E fui aprovado!”.
Repercursão da trama de Guto

O sucesso de Guto, todavia, não estava no radar de Pedro: “Olha, confesso que não esperava a repercussão. Sempre achei o texto da novela bom e o Guto um personagem muito bem escrito, porém, nunca dá pra saber com certeza se uma obra vai fazer sucesso. E antes do lançamento não estava pensando muito nisso, estava focado em fazer um bom trabalho”. A trama de autodescoberta, poria atér ser surpresa para os fãs, mas ele sabia desde sempre: “Sempre soube. O monólogo do primeiro teste era um texto do Guto falando que é gay”.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Diferente do personagem, Pedro Goifman nunca teve questões com sua sexualidade. Conforme já revelou anteriormente algumas vezes, sempre se sentiu tranquilo em se identificar como bissexual, diferente de Guto. Entretanto, isso é um dos pontos que ele mais gosta no papel: “Independente de qualquer aspecto específico da minha vida, sinto que na construção de um personagem sempre existe muito de nós, mesmo que não seja algo facilmente detectável. Eu sou muito diferente do Guto, começando que eu sou um paulistano, de 21 anos, que vive em 2025 e ele é um carioca, de 17 anos, que vive em 1958”.
“Mesmo assim, ele está dentro de mim e esse é o ponto de partida da construção. Agora especificamente sobre a questão dele estar em um processo de descoberta sexual que envolve muita confusão e repressão, mesmo que eu não me identifique diretamente, eu tenho um texto que é a principal fonte e objeto de trabalho, e também tenho várias referências e possibilidades de criação. Esse é o trabalho do ator. Que bom que somos diferentes!”, garantiu ele.
Os melhores momentos do BBB 25 você encontra no Kwai
Representatividade
Aliás, Gut não é o primeiro personagem abertamente LGBTQIAPN+ de Pedro Goifman, que conta com Tomás, de “B.A.: O Futuro Está Morto”, série da Max sobre jovens tentando sobrveivr e serem eles memsos em um futuro distópico. Mas ele pôde epxlroar outrs lados, já que Tomás é mais reslvid na questão identidade: “A diferença entre o Guto e o Tomás: é total. São dois personagens complexos e muito diferentes. Começando pelo fato de que o Guto vive no Rio de Janeiro de 1958 e o Tomás em uma São Paulo futurista distópica. O Tomás tem um entendimento muito maior de si mesmo e do meio em que ele vive, enquanto o Guto está em processo de descoberta. Ambos sonham com a liberdade”.
Porém, ele enxerga ambos como símbolo de representatividade e resistência: “O cinema – e posteriormente o audiovisual de forma geral – é uma poderosa força de dominação social e comercial. É a forma de arte criada pela burguesia e centrada na máquina. Portanto, é pensando sobre essa linguagem e escancarando essa origem, que nós conseguimos subvertê-la. Em um mundo com a extrema direita em ascensão, falarmos de diversidade nas telas se torna ainda mais fundamental”.
Qual o destino de Guto?

Bom, a resposta definitiva para essa pergunta vai ter que esperar a progressão de “Garota do Momento”, inclusive o próprio Pedro: “Olha, eu não faço a menor ideia do que vai acontecer com o Guto. Isso é uma loucura. Estou sendo 100% honesto aqui. Claro que sei mais do que o público, mas tem um ponto de mudança radical na história dele mais pra frente, que depois disso não tenho ideia do que vai rolar”.
“O importante é que ele seja feliz. Quero terminar a novela com um sorrisão. Tanto do Guto quanto do Pedro. E isso vai acontecer. Sobre teorias de fãs: por enquanto não vi ninguém que fez uma teoria que eu acho que vá ser a que vai rolar. Até porque eu mesmo, que tenho mais pistas, não sei dizer”, disse ele, em síntese.
Por fim, Pedro Goifman está ansioso para um dos momentos mais agaurdados da novela: “Difícil dizer uma coisa [que ele está ansioso em ‘Garota do Momento’], mas sobre assistir, claro que o momento em que a Clarice vai recuperar a memória é um dos acontecimentos mais esperados”. Sobre algo ligado a Guto, garantiu: “Sobre gravar, sempre a próxima cena. A primeira de amanhã é a mais esperada, depois a segunda e por aí vai”.