Livro didático alemão diz que criança no Rio revira o lixo

Livro didático alemão diz que criança no Rio revira o lixo


Editora da publicação pediu desculpas; embaixada do Brasil em Berlim critica “imagem preconceituosa”

A Embaixada do Brasil em Berlim repudiou a “imagem distorcida e preconceituosa acerca as crianças do Rio de Janeiro e do Brasil” trazida em um livro didático da Alemanha. O caso viralizou nas redes sociais na 5ª feira (13.fev.2025) depois que uma família brasileira que vive no país europeu relatou um incidente envolvendo seu filho. 

O livro “ABC der Tiere” traz como exemplo de criança alemã é uma menina que gosta de tocar violão e quer ser professora. Já o de criança brasileira é um menino que não vai à escola, busca comida no lixo e quer ser jogador de futebol. A editora Mildenberger Verlag, responsável pela publicação, pediu desculpas e disse ter alterado a página referente ao Brasil.

Ao G1, Renato Galisteu disse que seu filho de 11 anos chegou em casa da escola e contou que um colega alemão perguntou se ele foi procurar comida no lixo. Ele declarou que a criança não sofreu bullying, mas que sua mulher se preocupou com o que poderia ocorrer em outra escolas que usassem o livro e fez uma publicação em um grupo nas redes sociais sobre o caso. 

Em nota, a Embaixada brasileira em Berlim declarou que a taxa de escolarização de crianças no Brasil de 6 a 14 anos é de 99,4%. O órgão disse “lamentar a abordagem insensível e pouco informada” da editora. 

Para além da dificuldade em entender como texto dessa natureza possa ter a pretensão de ser didático, preocupa o impacto em crianças de sua exposição a estereótipos e preconceitos sobre outros países”, afirmou. 

Ao associar-se às inúmeras mensagens de repúdio da comunidade brasileira na Alemanha à publicação, a embaixada esclarece que está buscando contatos com a editora e com autoridades alemãs para a adoção de providências a respeito do texto em questão”, declarou. 

A editora, em publicação em seu perfil no Instagram, informou ter “recebido comentários válidos” sobre a representação da criança brasileira. 

Nunca foi nossa intenção reforçar estereótipos negativos ou transmitir uma visão unilateral. Lamentamos que isso tenha ocorrido. Gostaríamos de pedir desculpas sinceras à comunidade brasileira e a todos os leitores afetados. Aceitamos esse feedback e vamos revisar o livro didático”, disse a editora.

Alteramos a página imediatamente e disponibilizamos a nova versão para download no artigo da loja virtual. Nosso objetivo é fortalecer as crianças em sua abertura e respeito por um mundo diverso e por diferentes culturas. Agradecemos pelas suas observações e pelo seu compromisso –pois somente por meio do diálogo podemos aprender e melhorar juntos”, declarou. 

A nova página, o menino brasileiro é apresentado como uma criança cuja matéria favorita é “esporte” e que tem o sonho de se tornar jogador de futebol.





Source link