Diagnosticado com bipolaridade em 2018, cantor está envolto a vários episódios polêmicos
Kanye West e Bianca Censori estariam separados e a caminho do divórcio, segundo a TMZ noticiou nesta quinta-feira (13/2). Esse seria o segundo divórcio do rapper, que se separou de Kim Kardashian em 2022.
Especialistas ouvidos pelo portal LeoDias explicam que o transtorno bipolar pode impactar significativamente a vida pessoal e profissional quando não tratado adequadamente. Em 2018, Kanye revelou ter sido diagnosticado com a condição, e, neste ano, afirmou que outro profissional o diagnosticou com Transtorno do Espectro Autista.
Veja as fotos
A psicóloga Jennifer Lisboa explica que pessoas com bipolaridade alternam entre períodos de depressão e episódios de impulsividade extrema, autoconfiança exagerada e falta de julgamento. “É um transtorno muito biológico, que pode afetar a cognição, a qualidade dos pensamentos, as relações interpessoais e o trabalho”, afirma.
“Em momentos de mania, por exemplo, essa pessoa fica com a crítica reduzida e com uma autoestima muito inflada, o que pode afetar na capacidade de pensamento. E por conta dessa impulsividade, ela não consegue ter noção dos comportamentos que ela está tendo”, prosseguiu.
Lisboa acrescenta que pacientes bipolares podem apresentar impulsividade sexual e dependência química. Em 2019, Kanye afirmou ser viciado em sexo, e, em 2024, a imprensa norte-americana noticiou um suposto vício do rapper no anestésico óxido nitroso.
Relembre a última polêmica de Kanye West
O último episódio polêmico de West, em que ele teria feito uma série de postagens preconceituosas em um dos seus perfis, seria inclusive o grande pivô para o fim do casamento de dois anos com Bianca Censori.
Se referindo ao show de nudismo do Grammy, a publicação em que o músico disse que tinha domínio sobre Bianca teria sido a gota d’água para a arquiteta.
“Eu tenho domínio sobre minha esposa. Isso não é uma m*rda feminista. Ela está com um bilionário, então por que ouviria qualquer um de vocês pobres? As pessoas dizem que o tapete vermelho foi decisão dela… Sim, eu não faço ela fazer nada que não quer, mas ela com certeza não poderia ter feito sem minha aprovação, seus babacas”, escreveu no X, antigo Twitter.
O diagnóstico de Kanye West, ou as mudanças de comportamento que apresentou depois disso ao longo dos anos, teriam sido inclusive o motivo do primeiro divórcio com Kim Kardashian, conforme a própria empresária declarou neste mesmo dia (13/2).
“Essa é a parte mais difícil; eu passei por isso. Quando você não prevê algo acontecendo que realmente muda a personalidade de uma pessoa. E então ele não é mais o mesmo e você nunca pode ter essa pessoa de volta – mas você não pode viver com a nova pessoa”, confessou durante gravação do reality Keeping Up With The Kardashians.
Seja inclusive pelas declarações do próprio Kanye West, a psicóloga Bheatrix Bienemann alerta que associar o comportamento do cantor sempre ao diagnóstico vilaniza pessoas com essas condições psiquiátricas.
”Embora ele mesmo tenha afirmado, em alguns momentos, que suas atitudes estavam relacionadas a episódios maníacos, nem todo comportamento controverso pode ser reduzido ao transtorno bipolar. O comportamento de Kanye West pode ser influenciado não apenas por transtornos psiquiátricos, mas também por personalidade, crenças e até pelo meio social”, alertou a profissional.