Produtividade do Brasil precisa ser aprimorada, diz Gilmar Mendes

Produtividade do Brasil precisa ser aprimorada, diz Gilmar Mendes


Ministro afirma que o país está na “margem” com o crescimento de 0,3% ao ano e cita os setores privados como caminho

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes disse nesta 5ª feira (13.fev.2025) que a produtividade no Brasil precisa ser aprimorada. Ele afirmou que, na última década, a produtividade geral por hora trabalhada cresceu só 0,3% ao ano, segundo dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas). O percentual seria “a margem” para que a economia possa inovar e ressaltou que o país “pode fazer mais”.

A fala foi dita durante o fórum do Correio Braziliense Alavancas de Crescimento Econômico: perspectivas e diálogo entre os setores de seguros e franquias”. O decano da Corte também ressaltou as “potencialidades do Brasil” para tornar-se um país economicamente próspero. 

“De setores privados da economia, passando por atividade industrial de ponta até serviços prestados ao vultoso mercado brasileiro, não são poucos os caminhos que já trilhamos para gerar riqueza e prosperidade”, afirmou. 

Contudo, disse que a meta de uma prosperidade econômica precisa estar aliada com uma proteção sustentável. Para o magistrado, “promessas e potencialidades” relacionadas à transição energética precisam se tornar realidade. Além disso, afirmou que a produção ambiental precisa se atualizar diante de mudanças climáticas que se intensificam rapidamente. 

A tragédia climática no Rio Grande do Sul, entre abril e maio de 2024, segundo ele, demonstra que a preocupação anunciada não é “algo ficcional”. Na época, enchentes causaram a morte de mais de 170 pessoas e atingiram mais de 2 milhões de pessoas.

Sobre o mercado de seguros, acrescentou que as principais empresas do setor já têm compreendido a agenda ESG (na sigla em inglês, Environmental, Social, and Governance), que contempla ações ambientais, sociais e de governança.





Source link