O que é hérnia abdominal? Viviane Araújo quer fazer 4º cirurgia para correção

O que é hérnia abdominal? Viviane Araújo quer fazer 4º cirurgia para correção


Influenciadora recebeu críticas nas redes sociais sobre a aparência de sua barriga

Durante o ensaio técnico da Salgueiro, Viviane Araújo foi alvo de críticas por parte de alguns internautas que apontaram o aspecto estético da barriga da atriz devido a uma hérnia abdominal que ela tem na região, uma condição que ela já vem tratando há algum tempo. Frustrada com os comentários, Vivi explicou que lida com essa hérnia, que já foi tratada com três cirurgias, e revelou que pretende realizar um4º procedimento para amenizar a aparência da região. O portal LeoDias conversou com um especialista para entender melhor o quadro e os tratamentos disponíveis.

Dr. Vinícius Prieto, Cirurgião Plástico do Hospital Albert Sabin, explica exatamente do que se trata uma hérnia abdominal: “É qualquer protrusão, um aboulamento na parede abdominal, causado por uma fragilidade, enfraquecimento dessa parede muscular, ou mesmo das fáscias dos músculos do abdômen. Não é a mesma coisa que a hérnia umbilical, essa é uma hérnia localizada na cicatriz umbilical”, esclarece.

Veja as fotos

Instagram

Viviane AraújoInstagram

Instagram

Vivi Araújo comenta sobre críticas à sua hérnia abdominalInstagram

Instagram

Viviane ensaia como rainha de bateria da SalgueiroInstagram


Leia Também

Para entender o que é de fato uma hérnia, o Dr. Vinícius faz uma comparação: “A hérnia é como um anel, um buraquinho circular por onde passa uma estrutura que tá sendo empurrada de dentro da barriga pra fora, geralmente o que é empurrado é uma gordurinha que a gente chama de epiplon mas pode ser uma alça intestinal. Quando esse conteúdo saí pelo buraquinho e não consegue voltar ele começa a inchar, o fluxo sanguíneo não vai mais e começa a necrosar e gera uma hérnia estrangulada, uma complicação cirúrgica que precisa de urgência.”

As causas da hérnia são variadas, explica o doutor: “Pode ser causada por gestação, porque o útero junto com o bebê aumenta a pressão dentro da barriga e começa a empurrar as estruturas pra fora e se há uma fragilidade da parede abdominal pode evoluir para uma hérnia. Pacientes com cirrose, obesos, pessoas que fazem muita atividade física e pegam muito peso [podem ter hérnia]. Em lugares de incisão, em cirurgias prévias, pacientes que fizeram cirurgia de vesícula aquela por corte, pode gerar uma fragilidade na parede que pode evoluir para uma hérnia.”

O cirurgião detalha que, apesar de ser um quadro recorrente, não costuma gerar problemas graves: “É um lugar que vai mexer e dar ponto, então por já ser uma parede muitas vezes doente, aquele ponto pode soltar ou rasgar, se o paciente tiver condições para isso, passar por outra gestação, continuar atividade física intensa ou ganhar peso. A hérnia umbilical de uma maneira geral não gera sintoma, é uma queixa mais estética, porque fica uma bolinha na região umbilical e ela não tem complicações.”

O tratamento consiste em cirurgia ao redor do umbigo, onde o próprio é desinserido da musculatura para a correção da hérnia e, em seguida, realocado de volta para a barriga ou, em alguns casos, através de uma abdominoplastia. Em algumas abordagens mais modernas, são utilizados até robôs.



Source link