consignado privado deve ter “impacto favorável” em 2025

consignado privado deve ter “impacto favorável” em 2025


“Ele terá um impacto importante no crescimento, inclusive de longo prazo, da economia brasileira”, diz o ministro

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta 5ª feira (13.fev.2025) que o consignado privado deve ter um “impacto favorável” na economia brasileira em 2025. Segundo ele, o projeto está validado e entre as prioridades pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Da mesma maneira que o consignado de aposentados e servidores públicos gerou um potencial expressivo nos 2 primeiros mandatos do presidente Lula, nós entendemos que o consignado privado vai ter o mesmo efeito que nós esperamos que seja no tempo”, declarou em entrevista a jornalistas.

Haddad disse que a iniciativa “terá um impacto importante no crescimento, inclusive de longo prazo, da economia brasileira”. O ministro afirmou que o projeto deve ser encaminhado rapidamente e que deve chegar ao Congresso antes do Carnaval.

Na prática, o governo busca baratear o acesso ao crédito consignado de trabalhadores em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Em 29 de janeiro, Haddad havia sinalizado que o e-Social será usado com informações de bancos para a análise de concessão de empréstimos nesta modalidade.

Com a mudança, o trabalhador do setor privado poderá optar por qualquer banco, sem depender do convênio da empresa empregadora com a instituição financeira –como se dá no atual modelo. As regras de desconto até 30% do salário e 10% do saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) devem continuar as mesmas.

IRPF E AUXÍLIO GÁS

Além do consignado privado, Haddad disse que a proposta que isenta do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) as pessoas que recebem até R$ 5.000 por mês e o redesenho do Auxílio Gás estão entre as prioridades de Lula para o biênio 2025-2026.

O ministro abriu a possibilidade de o projeto relacionado à isenção do IRPF ser encaminhado em breve. Em contrapartida, disse que o desenho do novo Auxílio Gás “não está definido”.

Lula quer iniciar o programa Gás para Todos –que substituirá o Auxílio Gás– em abril deste ano. Para isso, os ministérios da Fazenda e de Minas e Energia alinham os detalhes finais da nova modelagem, que inclui a definição de um preço de referência para subsidiar as revendedores de gás.

Nesta 5ª feira (13.fev), o presidente disse que o governo tem um projeto “quase pronto” para dar gás de graça para 22 milhões de famílias. Em evento no Amapá, o petista não deu mais detalhes.





Source link