A empresa esclareceu que pretende continuar mantendo as pessoas informadas sobre o projeto World, mesmo com os escaneamentos pausados
Depois da enorme repercussão envolvendo o trabalho da Tools for Humanity, empresa responsável pelo projeto World no Brasil, muitas mudanças ocorreram. Mesmo após a ANPD proibir o pagamento em troca da biometria da íris, novas unidades de coleta foram abertas.
Na última terça-feira (11/2), eles chegaram a emitir um comunicado confirmando a suspensão da captura de biometria ocular após a rejeição de um recurso. O órgão regulador afirma que os interessados nem sempre compreendem “os riscos envolvidos e a finalidade da coleta” por conta do pagamento pelos dados.
Veja as fotos
O portal LeoDias apurou que novas unidades foram abertas desde o início da polêmica, incluindo uma no Shopping Tucuruvi. Em nota enviada à equipe do portal, a empresa confirmou que mantém a expectativa de retomar as verificações.
“O espaço do Shopping Tucuruvi foi aberto em janeiro. Conforme informado na terça-feira, os espaços físicos da World permanecerão abertos para fornecer educação e informações ao público. A expectativa é de que voltem a realizar as verificações de humanidade assim que a situação junto à ANPD esteja regularizada”, diz o comunicado.
World confirma planos para atender às exigências da ANPD; confira:
“A World respeita a decisão da ANPD. Como a ANPD está ciente, será necessário tempo para cumprir sua ordem. Para concluir as mudanças em coordenação com a ANPD e garantir conformidade, a World decidiu pausar temporariamente o serviço de verificações.
Os espaços físicos da World seguirão abertos para fornecer informações ao público. Pedimos desculpas pelo inconveniente aos que desejavam se cadastrar neste momento.
A World reafirma seu compromisso de cumprir as leis nos mercados onde opera e continuará trabalhando para garantir transparência e entendimento público desse serviço essencial, que busca aumentar a segurança e a confiança online na era da IA.”