O ministro dos Transportes, Renan Filho, reagiu a uma provocação feita pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ao presidente Lula. Pela manhã, Zema publicou nas redes um vídeo em que come uma banana com casca e fala da alta no preço dos alimentos. Em resposta, o ministro foi às redes para ironizar o governador, a quem chamou de “Teletubbie” e “fraco”. Assista aos vídeos da treta:
Até comer banana com casca @RomeuZema ? Aproveita e pega aquele cafezinho ralo do fim de semana para ajudar a descer. pic.twitter.com/UJUEX3EYA9
— Renan Filho (@RenanFilho_) February 12, 2025
Renan Filho também recomendou que Zema abordasse as barreiras tarifárias que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs ao aço, considerando que Minas é um dos principais produtores desse material no Brasil. Ele ainda compartilhou um vídeo em que reproduz a postagem do governador no X (antigo Twitter), onde parabenizava Trump pela posse, utilizando a hashtag #MakeAmericaGreatOnceAgain, e inseriu digitalmente um boné com o slogan trompista na imagem.
Na semana passada, Lula em uma entrevista que os brasileiros não comprassem produtos que considerassem caros. Considerado um dos possíveis nomes da oposição para a corrida eleitoral de 2026, Zema ironizou a declaração do presidente. “Desta vez eu recorrei a uma nutricionista para ver se podia ou não, e ela falou que sim”, disse o mineiro antes de morder a fruta. “Comer banana com casca não fica tão bom quanto a banana pura, não, mas dá para encarar nesses tempos em que os preços dispararam. Fica aí uma sugestão que pode funcionar. Um abraço a todos e a todas”, conclui Zema. Na postagem, escreveu: “Nutricionista deu ok. Comendo a casaca podemos economizar!”.
No meio da tarde, o ministro dos Transportes deu o troco. “Ô, Zema, deixa eu te dizer uma coisa. Eu tenho até respeito por você, você é governador de Minas Gerais, fomos governadores juntos, eu estive até aí em Minas essa semana lançando as obras da [BR-]381, mas as suas redes sociais estão cada vez mais Telettubies”, afirmou Renan Filho, citando o antigo programa de televisão britânico voltado para bebês e crianças.
O alagoano prosseguiu: “Nem tem conteúdo, nem tem entrega, e só se aproveita de qualquer fato que ocorre para tentar pegar carona. Agora essa, Zema, de comer banana com casca para tratar de inflação, politizando o teu café da manhã, tá muito falso. Eu adorei a sua cara engolindo banana com casca, mermão”.
O emedebista sugeriu ao mineiro que use suas redes sociais para mostrar as ações de seu governo. “Qual é a grande obra rodoviária, aeroportuária, como é que você está estimulando a mineração, como é que você está garantindo o crescimento para o agronegócio do teu estado”, provocou.
Renan Filho também recomendou a Zema que abordasse as barreiras tarifárias que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs ao aço, considerando que Minas é um dos principais produtores do produto no Brasil. O ministro ainda compartilhou um vídeo que reproduz a postagem do governador no X na qual ele parabenizava Trump pela posse, utilizando a hashtag #MakeAmericaGreatOnceAgain. “Agora, Instagram Telettubie só serve, mermão, para dissimular, para enganar as pessoas, e para esconder o governo fraco que você vem fazendo”, concluiu Renan.