Rússia e Ucrânia negociam corredor humanitário em Kursk

Rússia e Ucrânia negociam corredor humanitário em Kursk


Iniciativa busca aliviar condições de civis em área russa ocupada por ucranianos, com apoio da Cruz Vermelha

Rússia e Ucrânia estão em negociações para estabelecer um corredor humanitário na região de Kursk, parcialmente ocupada pelo exército ucraniano desde agosto de 2024. A divulgação ocorreu nesta 3ª feira (11.fev.2025), pela Defensora do Povo russo, Tatiana Moskalkova. Ela ressaltou a cooperação entre os dois países e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha para alcançar uma solução que beneficie a população civil afetada.

A iniciativa visa a responder às adversidades enfrentadas pelos civis nas áreas ocupadas, onde muitos vivem em condições precárias. Moskalkova, em dezembro, fez um apelo a Kiev para a criação desse corredor, permitindo que os habitantes se desloquem para áreas seguras.

O Kremlin, através do porta-voz Dmitri Peskov, afirmou que está fazendo “todo o possível” para ajudar as pessoas nessas zonas. O presidente russo, Vladimir Putin, discutiu com o novo governador de Kursk, Alexandr Jinshtéin, sobre compensações para os residentes que perderam propriedades, destacando a sensibilidade do tema para a população local.

Os últimos 6 meses foram marcados por intensos combates em Kursk, com o exército russo afirmando ter liberado mais de 60% do território inicialmente ocupado. A Ucrânia, por outro lado, acusa a Rússia de contar com o apoio de soldados norte-coreanos, baseando-se em um acordo de assistência militar entre Moscou e Pyongyang.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse em entrevista ao jornal The Guardian que pretende devolver Kursk ao controle russo em troca de territórios ucranianos atualmente sob controle de Moscou, que incluem a península da Crimeia, a região de Zaporizhzhia, a cidade de Mariupol e os conclaves separatistas de Luhansk e Donetsk.





Source link