Após o portal LeoDias trazer em primeira mão a notícia-crime acusando a cantora Shakira de plágio enviada nesta terça (11/2) à Justiça brasileira, muitos leitores questionaram se as canções “Tu Tu Tu” e “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol.53” eram, de fato, parecidas. Nossa reportagem teve acesso às informações do documento, que diz que a colombiana se apropriou da melodia, temática e até no videoclipe.
Em um vídeo produzido pela equipe jurídica dos compositores brasileiros Ruan Prado, Luana Matos, Patrick Graue e Calixto Afiune, os advogados apontam 12 pontos de similaridade entre o clipe de Shakira e da dupla May & Karen:
Veja as fotos
Refrão, movimento ondular com a mão, gesto chamada de aproximação, movimento da mão de afastamento, movimento circular da mão, plano Contra Plongée, nome das cantoras em fundo preto e fonte branca, instrumental, bateria, câmera lenta, trechos em preto e branco e a mesma paleta de cores.
Em um primeiro momento, apenas a melodia e a temática de traição eram similaridades apontadas pela defesa dos brasileiros. O novo documento, além de citar o videoclipe, discorre também sobre outras acusações de plágio já feitas contra Shakira.
Agora com a notícia-crime, a defesa dos compositores de “Tu Tu Tu” pede que se instaure um inquérito policial para investigar as supostas semelhanças.
Para o portal LeoDias, o maestro e produtor musical Thiago Gimenes confirmou que os refrãos são muito parecidos. Mas que o processo, se existir, deve analisar a importância do refrão na construção das duas canções. Ou seja, o julgamento, se tiver, deverá ser subjetivo.