Na manhã desta quarta-feira (12), um incêndio de grandes proporções atingiu a Maximus Confecções, localizada em Ramos, Zona Norte do Rio de Janeiro. A fábrica, conhecida por fornecer fantasias para escolas de samba, estava com o efetivo reforçado devido à alta demanda do Carnaval 2025. Imagens exibidas ao vivo pelo telejornal “Bom Dia Rio” mostraram três pessoas presas na parte externa de uma janela do prédio, cercadas por fumaça densa. Elas pediam ajuda enquanto aguardavam o resgate. A situação gerou preocupação entre familiares e colegas de trabalho.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou que as escolas de samba prejudicadas pelo incêndio não serão rebaixadas. As agremiações Império Serrano, Unidos da Ponte, Unidos de Bangu e União do Parque Acari tiveram suas fantasias destruídas pelas chamas e poderão desfilar sem julgamento. Em sua conta oficial na plataforma X, Paes afirmou: “Conversei agora com o presidente Hugo Júnior, da Série Ouro, que me deu mais detalhes das três escolas afetadas pelo incêndio de hoje em Ramos. Já tomamos a decisão de que, independente de qualquer coisa, as escolas não serão rebaixadas no carnaval desse ano. Havendo possibilidade de desfilar, as três serão consideradas hors con-cours”.
Rainha de Bateria da Império Serrano sobre incêndio: ‘Desolados’
Novas decisões em breve
“Como estou em Brasília, o vice-prefeito @CavaliereRJ está acompanhando de perto a situação. Deixo o meu abraço aos componentes do Império Serrano, da Unidos da Ponte e da Unidos de Bangu, agremiações que tanto orgulham o Carnaval carioca. A prefeitura do Rio estará ao lado de vocês”, declarou ele em seguida.
“Mais cedo, também falei com o Secretário de Saúde Daniel Soranz e ele me informou que as equipes de saúde do Hospital Municipal Souza Aguiar e Evandro Freire estão a postos recebendo as vitimas do incêndio em Ramos. Já ordenei que nosso time de Assistência Social se mobilize para dar todo o suporte necessário aos trabalhadores da fábrica e suas famílias”, concluiu Paes, por fim.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Liga RJ convoca reunião para definir próximos passos
A Liga RJ, responsável pela administração da Série Ouro, divulgou uma nota informando que convocará uma Assembleia Geral Extraordinária. A reunião terá como objetivo definir as medidas a serem tomadas para minimizar os impactos do incêndio.
“A Liga RJ convocará, com urgência, seus Presidentes para uma Assembleia Geral Extraordinária a fim de avaliar a situação e definir os próximos passos, garantindo que nenhuma escola de samba filiada seja prejudicada. Nosso compromisso é buscar soluções que possibilitem a continuidade dos trabalhos e a realização do Carnaval com a grandiosidade que o povo merece”, declarou a entidade em sua conta no Instagram, em síntese.