Republicano alegou que Rod Blagojevich foi vítima de ‘muitas pessoas ruins’ ao longo do processo judicial
![TRUMP](https://jpimg.com.br/uploads/2025/01/000_36rb3a7-750x445.jpg)
O ex-governador de Illinois, Rod Blagojevich, recebeu um indulto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump nesta segunda-feira (10). Blagojevich foi condenado por tentar comercializar a vaga de senador deixada por Barack Obama em 2008. Trump defendeu a decisão, alegando que Blagojevich foi vítima de “muitas pessoas ruins” ao longo do processo judicial.
Em fevereiro de 2020, Trump já havia comutado a pena de Blagojevich, que havia cumprido oito anos de uma sentença total de 14 anos. Com o indulto recente, a condenação do ex-governador será oficialmente anulada. Blagojevich foi acusado de solicitar cargos de alto escalão para ele e sua esposa em troca da cadeira no Senado, o que culminou em seu impeachment em 2009.
![cta_logo_jp](https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg)
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Desde que reassumiu a presidência, Trump tem utilizado seu poder de perdão de maneira significativa. Ele já concedeu clemência a mais de 1.200 indivíduos envolvidos na invasão do Capitólio, ocorrida em 6 de janeiro de 2021. A decisão de Trump em relação a Blagojevich se insere nesse contexto mais amplo de sua política de indultos.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publiado por Luisa dos Santos