Augusto Nardes, que discutiu o tema com Haddad, planeja se encontrar com o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre: ‘Não podemos deixar o Congresso de fora desse processo’
![Augusto Nardes](https://jpimg.com.br/uploads/2025/02/augusto-nardes-676x450.jpg)
O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), relatou que o gasto previsto para o programa Pé-de-Meia em 2025 é de R$ 13 bilhões. Durante uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Nardes afirmou que ainda não existe uma solução definida para a inclusão dessa despesa no Orçamento do ano corrente. “É um programa importante para o País. O tribunal não é contra o programa, o que nós queremos é que seja ajustado via Orçamento”, disse o ministro. “Essa é a questão que ainda não está solucionada, dos R$ 13 bilhões que vai se gastar este ano, conforme o cálculo da equipe técnica”.
![cta_logo_jp](https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg)
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Além de Haddad, o ministro do TCU planeja se encontrar com o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. “É um assunto que interessa ao Congresso. Nós não podemos deixar o Congresso de fora desse processo, de jeito nenhum. Então, temos de ter o máximo de transparência”, complementou. O objetivo dessas reuniões é assegurar a transparência em todo o processo relacionado ao programa. O governo também está considerando a possibilidade de incluir o Pé-de-Meia no Orçamento a partir de 2026, mas Nardes está empenhado em viabilizar essa inclusão ainda em 2025.
Fernando Haddad destacou nesta segunda-feira (10) a importância do programa, que atende cerca de 4 milhões de estudantes, e reafirmou o compromisso do governo em atender as demandas técnicas do TCU. Ele ressaltou que a continuidade do Pé-de-Meia é reconhecida como essencial por todos os partidos políticos. Nardes se comprometeu a avaliar as propostas apresentadas pela Fazenda e a fornecer um retorno em breve.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira