Iniciativa inclui radares e balanças de pesagem para fiscalizar e prevenir infrações, evitando acidentes fatais
El Salvador iniciou a implementação de tecnologias brasileiras de monitoramento de trânsito no começo de 2025, com o objetivo de diminuir as mortes causadas por acidentes viários. A iniciativa inclui a instalação de 9 balanças de pesagem em movimento e 65 equipamentos de fiscalização eletrônica.
Os dispositivos, como radares Doppler, são capazes de detectar diversas infrações, desde excesso de velocidade até avanço de sinal vermelho. Os primeiros resultados mostram uma redução de 20% no número de acidentes, 37% no número de mortes no trânsito, e 16% no número de feridos.
Além disso, houve um aumento de 45% na captura de infratores perigosos, sendo que quase metade das infrações capturadas estão relacionadas ao avanço de sinal vermelho. O presidente Nayib Bukele (Nuevas Ideas, direita) afirmou que o foco das novas medidas é combater a principal causa de mortes no país, e não aumentar a arrecadação por meio de multas.
“A principal causa de mortes no nosso país é a irresponsabilidade dos condutores”, disse Bukele. “Precisamos corrigir. Já tentamos através de conselhos, mas não funcionou. Agora precisamos ser mais rigorosos”.
Além da fiscalização, El Salvador investiu na plataforma Falcon VS, um equipamento brasileiro que integra dados de câmeras de segurança e radares de trânsito. A tecnologia utiliza algoritmos de inteligência artificial para prever possíveis acidentes e configurar alertas de acordo com a necessidade do cliente.