Apreciação foi adiada por conta do baixo quórum na Casa; CPI que terminaria em fevereiro, foi prorrogada por mais 45 dias
Foi adiada a apresentação do relatório final da CPI (Comissão de Parlamentar de Inquérito) das apostas esportivas que aconteceria nesta 3ª feira (11.fev.2025), às 15h. O documento seria apresentado pelo senador Romário (PL-RJ), relator da CPI.
A votação do relatório, que seria nesta 4ª feira (12.fev), também foi adiada. A decisão foi tomada por conta do baixo quórum no Senado desde a abertura dos trabalhos, que aconteceu em 3 de fevereiro. Eis a íntegra do relatório final (PDF – kB).
Ao Poder360, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) disse que o presidente do Senado Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) chegou a autorizar a apreciação do relatório final presencialmente, mas não de forma remota.
Ainda na reunião desta 3ª feira, estava na pauta o requerimento de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ) que pede à Polícia Federal informações sobre a transferência internacional de William Rogatto, conhecido como “Rei do Rebaixamento” e é apontado como chefe de esquema de manipulação de jogos. Rogatto está preso desde novembro nos Emirados Árabes.
O encerramento da CPI aconteceria no dia 15 de fevereiro, mas por conta do adiamento e para que o relatório seja votado pelos senadores, foi prorrogada por mais 45 dias. Os membros da comissão ainda irão decidir uma nova data para que o relatório final seja apresentado aos senadores e votado.
O documento final desconsidera os relatórios apresentados por John Textor sobre suposta manipulação de resultados em jogos do campeonato brasileiro.
A CPI foi instalada na Casa Alta em abril de 2024. A sua principal função durante os 11 meses que está instalada foi investigar as denúncias e suspeitas de manipulações em partidas de futebol.