O Celtic apresentou na 2ª feira (10.fev.2024) seu relatório financeiro referente aos 6 meses encerrados em 31 de dezembro de 2024. O clube registrou uma receita de 83,5 milhões de libras (2023: 85,2 milhões de libras), com um lucro operacional de 26,9 milhões de libras (2023: 32,0 milhões de libras). O lucro antes de impostos foi de 43,9 milhões de libras (2023: 30,3 milhões de libras). Eis a íntegra (PDF – 900 KB, em inglês)
Resultados financeiros
- Receita caiu 2,1%, totalizando 83,5 milhões de libras.
- Lucro operacional antes de transações com ativos intangíveis: 26,9 milhões de libras.
- Lucro com transferências de jogadores: 21,5 milhões de libras.
- Investimento em aquisição de jogadores: 28,1 milhões de libras.
- Caixa ao final do período: 65,4 milhões de libras.
A redução na receita foi atribuída à nova formatação da Uefa Champions League, que transferiu parte das receitas para a 2ª metade do ano financeiro. Já a queda no lucro operacional ocorreu devido ao aumento nos custos trabalhistas, nos contratos de energia e na manutenção do estádio.
Movimentações no mercado
Durante o período, o Celtic negociou 7 jogadores, incluindo Matt O’Riley e Bosun Lawal, registrando um lucro de 21,5 milhões de libras. No mercado de janeiro de 2025, o clube reforçou o elenco com Jota e Jeffrey Schlupp e acertou um pré-contrato para o retorno de Kieran Tierney.
O Celtic lidera a SPFL com 13 pontos de vantagem e conquistou a Premier Sports Cup. Além disso, avançou às quartas de final da Copa da Escócia e disputará os playoffs da Champions League contra o Bayern de Munique. No futebol feminino, a equipe alcançou a fase de grupos da Champions League pela 1ª vez.
Expectativas para o 2º Semestre
O clube prevê uma queda nos ganhos nos próximos meses, devido à sazonalidade das receitas e à redução do lucro com transferências. Ainda assim, mantém investimentos na equipe e na infraestrutura, reforçando a confiança para o restante da temporada.