Bolsonaro pede anistia humanitária a condenados do 8 de Janeiro

Bolsonaro pede anistia humanitária a condenados do 8 de Janeiro


Ex-presidente anunciou que família com a qual ele publicou vídeo no Natal passado está em Brasília para falar sobre o caso

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta 2ª feira (10.fev.2025) que a família com a qual ele publicou um vídeo no Natal de 2024 está em Brasília para pedir pela anistia aos presos e condenados pelos atos de 8 de janeiro. Ele pediu “que colaborem nessa visita“. 
 
Segundo Bolsonaro, Vanessa Ferreira Lins, esposa de Ezequiel Ferreira Lins, um dos condenados que segue foragido, está na capital junto aos 6 filhos do casal. Ela terá contato com a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), vinculada à OEA (Organização dos Estados Americanos)
 

 
O antigo chefe do Executivo busca uma “anistia humanitária” para os condenados, alegando falta de devido processo legalA iniciativa de trazer Vanessa e sua família é parte dos esforços de Bolsonaro para atingir esse objetivo.
 
O marido de Vanessa é Ezequiel Ferreira Lins, o empresário condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 17 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. Ele está foragido, possivelmente fora do país.  
 
Durante uma visita à família em Ji-Paraná, Rondônia, no ano passado, o ex-presidente referiu-se a Ezequiel como não estando “preso ainda” e gravou um vídeo com as crianças, chamando-as de “órfãos de pais vivos”, enquanto criticava o STF por uma “grande injustiça“.

No dia 25 de dezembro de 2024, Bolsonaro fez um apelo no Instagram com os filhos do casal, ele os chamou de “órfãos de pai vivo“.


PL da Anistia
 

 O ex-presidente Bolsonaro pede pela liberdade dos presos pelos atos de 8 de janeiro e comemorou na 5ª feira passada (6.fev) a decisão do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), de discutir o PL da anistia. 
 
Motta afirmou em entrevista a veículos paraibanos, que o projeto que busca perdoar os presos é o tema que mais divide” a Câmara e que pretende abordá-lo com “a maior imparcialidade possível”. 
 
Essa pauta humanitária faz alegrar os nossos corações. Tenho conversado com parlamentares de outros partidos e todos comungam do mesmo sentimento. Orgulho ainda do jovem Hugo Motta, cabra da peste, que em boa hora assumiu a presidência da nossa Câmara dos Deputados”, declarou Bolsonaro. 





Source link